Revelando SP e Frec Presidente Prudente promovem três dias de cultura paulista, música e arte

Maior festival de valorização da cultura tradicional paulista, o Revelando SP, e a 2ª edição da Feira Regional de Economia Criativa, ocorreram entre os dias 9 e 11 de agosto de 2024

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 13/08/2024
Horário 21:50
Foto: Divulgação
Evento foi recheado de arte e cultura
Evento foi recheado de arte e cultura

O maior festival de valorização da cultura tradicional paulista, o Revelando SP, e a 2ª edição da Frec (Feira Regional de Economia Criativa), chegaram ao fim após três dias de programações diversificadas, que trouxeram a Presidente Prudente o melhor da cultura e as principais potencialidades do Estado, com muita comida boa e atrações musicais de alto nível.
Foram mais de 300 crianças conhecendo a cultura tradicional paulista com a apresentação da ‘Trupe Revelando’. A plateia ainda curtiu mais de 20 apresentações artísticas, com viola caipira, orquestra sanfônica, dança cigana, grupo de taiko e muito mais, além de 32 estantes de culinária e 32 de artesanato.
A abertura oficial do evento foi na sexta-feira (9) sob chuva e temperatura na casa dos 7 graus, que foi abrilhantada com o show de Sergio Reis, um dos maiores nomes da música sertaneja, cantor com mais de seis décadas de sucesso.
O diretor geral da APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte), Gláucio Franca, também esteve presente, reforçando o impacto do Revelando SP no fomento das potencialidades regionais. “Este festival não apenas celebra a cultura tradicional paulista, mas também revela a riqueza e diversidade das manifestações culturais que existem em cada canto do nosso Estado. É uma oportunidade única de valorizarmos o que é nosso e de mostrarmos ao mundo a grandiosidade da nossa cultura”, destacou Franca.
O Secretário-executivo da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativa do Estado de São Paulo, Marcelo de Assis, complementou. “O Revelando SP é uma iniciativa que promove a inclusão e a diversidade cultural. Cada apresentação, cada prato típico e cada peça de artesanato são manifestações vivas da nossa história. Este evento, sem dúvidas, é um marco para a preservação e valorização da cultura paulista”.

Foto: Divulgação

Abertura oficial do evento foi na sexta-feira (9) sob chuva e temperatura na casa dos 7 graus, que foi abrilhantada com o show de Sergio Reis

Programação de sábado
No sábado (10), a programação contou com diversas atividades culturais e musicais. A programação começou às 11h com o Família Cigana Kallons Musical Show e seguiu com a Orquestra de Violeiros de Taboão da Serra e a banda Moda de Rock.
À tarde, o público foi contemplado com mais quatro atrações: Folia de Reis Bandeira dos Faceiros de Palmital; Grupo de Viola Caipira São Gonçalo de Votorantom; Grupo Folia de Reis de Torrinha; e Cururueiros de Araritaguaba de Porto Feliz.
Carolina Soares se apresentou no início da noite, e o dia foi encerrado com o show da banda Matuto Moderno.

Domingo
O último dia do evento, domingo (11), começou com uma Oficina de Toques de Berimbaus, que foi seguida pela Orquestra Municipal de Viola Caipira de Presidente Bernardes, às 11h. Às 12h, a Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene de São Paulo fez sua apresentação, seguida pelo Encontro de Moçambique, às 13h.
No início da tarde de domingo, houve a apresentações do Grupo de Taiko da Associação Nipo-Brasileira de Ribeirão Pires e do grupo Catira Araçatuba. Na sequência, se apresentaram os Caipiras da Cuesta de Pardinho e os Jovens da Cuesta de Pardinho.
A programação foi encerrada em grande estilo, com o show da dupla Diego & Victor Hugo.
O Revelando SP e a FREC foram realizados por meio da correalização do Governo do Estado de São Paulo, via Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e da Unipontal (União dos Municípios do Pontal do Paranapanema), com apoio da Prefeitura de Presidente Prudente, gestão e produção da APAA.

Fotos: Divulgação

Confira alguns momentos do festival em Presidente Prudente


Publicidade

Veja também