Réveillon faz venda de fogos aumentar 80% em lojas do segmento

PRUDENTE - Estevão Salomão

Data 29/12/2015
Horário 04:44
 

Olhar para o céu a 0h do dia 1º de janeiro de cada ano é uma tradição. É neste momento que os shows pirotécnicos, com os mais variados tipos de fogos de artifício iluminam a noite de réveillon. Uma combinação que, em Presidente Prudente, movimenta o comércio deste segmento em 80%, mas que, por outro lado, deixa em evidência os cuidados com o manuseio com os diferentes tipos do produto.

É o que explica o proprietário da Casa de Fogos São João, especializada em explosivos e shows pirotécnicos, Carlos Magno Rabelo. Segundo ele, se comparado com os demais meses do ano sem datas comemorativas, dezembro é "o principal mês para o setor". O que equivale a uma crescente que ultrapassa os 80% em vendas. Sobre os itens mais procurados, Carlos aponta o foguete de mão colorido, foguete 19x4, rojão de vara colorido, tortas e baterias, girândolas, kit de morteiros, entre os mais variados artigos.

Jornal O Imparcial Artigos variados podem ser encontrados em lojas do setor

Para o proprietário da loja Fogos e Cia, Fernando Bertasso, 35 anos, esta época do ano é a "mais rentável" para as casas de artefatos, uma vez que o fluxo de saída aumenta em "80%, se comparado com meses como março, abril e maio, por exemplo". Aumento que, segundo ele, pode ser representado pela procura dos diversos modelos e valores de fogos. "Apesar de o valor mínimo de compra ser registrado em R$ 35, o montante de compras individuais ultrapassa os R$ 100", garante.

 

Cuidados


A atenção com este momento, por sua vez, cresce na mesma proporção que a comercialização dos artefatos, tendo em vista a utilização destes em locais, geralmente, com concentrado número de pessoas. Como observa o Corpo de Bombeiros de Prudente que, por meio da Seção de Comunicação Social do 14º Grupamento de Bombeiro, orienta a população quanto ao emprego seguro dos mesmos. "Não segurar os fogos com as mãos, mas sim utilizar as bases; manter distância no tempo que antecede o estouro; em falhas, não tentar acender novamente; se atentar à proximidade com a rede elétrica, locais descampados com a vegetação seca, bem como com gases inflamáveis; nunca associar bebidas alcoólicas; e priorizar as lojas credenciadas, as quais ofertam produtos com classificações".
Publicidade

Veja também