Nesta quinta-feira, a FCT/Unesp (Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista) de Presidente Prudente sediou o 1º Workshop do LCGRS (Laboratório de Caracterização e Gestão de Resíduos Sólidos). O evento teve como foco principal a reutilização de resíduos provenientes da construção civil, abordando maneiras sustentáveis de dar destinação a esses materiais. O encontro também simbolizou um ano de inauguração do Laboratório de Caracterização e Gestão de Resíduos Sólidos.
Durante o workshop, diversos profissionais e estudantes puderam compartilhar conhecimentos e experiências sobre a reutilização de resíduos da construção civil. O mestrando do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais, Gleydson Tadeu de Almeida Santos, destacou a importância do evento ao mencionar a busca por melhores destinações para esses resíduos, além de ressaltar os avanços na produção de tijolos a partir desses materiais.
"A importância é que você consegue acessar a universidade com setores produtivos, para quem já produz a partir destes tipos de materiais, e agregar ideias para resolver um problema", ressaltou Gleydson. O workshop marca apenas o início de uma série de atividades que serão realizadas no Laboratório de Caracterização e Gestão de Resíduos Sólidos ao longo do ano. O professor Silvio Rainho enfatizou o compromisso do laboratório em atender às demandas da comunidade e em transformar, por meio da pesquisa, resíduos em matéria-prima. "A perspectiva é da gente [por meio da pesquisa] conseguir desenvolver novos materiais e auxiliar as empresas daqui no melhoramento de produtos ou na implantação de um processo de produção de materiais utilizando resíduos. Essa é a ideia", afirmou o professor Rainho.
A programação do workshop contou com palestras de profissionais de áreas associadas a reutilização de resíduos. A abertura do evento ocorreu às 8h, seguida pela primeira palestra ministrada por Fernando Lopes Oliveira, da Cooperen (Cooperativa para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição), às 8h20. Em seguida, o gestor da Semea (Secretaria Municipal do Meio Ambiente), Fernando Luizari Gomes.
O evento também proporcionou momentos para perguntas e discussões, promovendo a interação entre os participantes. Um período de dúvidas e discussões foi aberto das 9h20 às 9h40, além de intervalos para coffee break e almoço. Durante a tarde, as palestras continuaram com a apresentação do diretor da Transforma Energia, Felipe Barroso, seguida pela palestra de Daltro Cabreira sobre o projeto "Ecotijo". Cabreira também ministrou uma das atividades de destaque do workshop: a oficina de tijolo ecológico. O encerramento do workshop ocorreu por volta das 17h.