Reutilização de resíduos da construção é destaque em evento na FCT/Unesp

Programação contou com palestras de profissionais de áreas associadas à reutilização de resíduos e momentos para perguntas e discussões entre os participantes

PRUDENTE - CAIO GERVAZONI

Data 22/06/2023
Horário 20:59
Foto: Caio Gervazoni
Oficina de produção de tijolo ecológico foi uma das atividades de destaque do workshop
Oficina de produção de tijolo ecológico foi uma das atividades de destaque do workshop

Nesta quinta-feira, a FCT/Unesp (Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista) de Presidente Prudente sediou o 1º Workshop do LCGRS (Laboratório de Caracterização e Gestão de Resíduos Sólidos). O evento teve como foco principal a reutilização de resíduos provenientes da construção civil, abordando maneiras sustentáveis de dar destinação a esses materiais. O encontro também simbolizou um ano de inauguração do Laboratório de Caracterização e Gestão de Resíduos Sólidos. 

Durante o workshop, diversos profissionais e estudantes puderam compartilhar conhecimentos e experiências sobre a reutilização de resíduos da construção civil. O mestrando do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais, Gleydson Tadeu de Almeida Santos, destacou a importância do evento ao mencionar a busca por melhores destinações para esses resíduos, além de ressaltar os avanços na produção de tijolos a partir desses materiais. 

"A importância é que você consegue acessar a universidade com setores produtivos, para quem já produz a partir destes tipos de materiais, e agregar ideias para resolver um problema", ressaltou Gleydson. O workshop marca apenas o início de uma série de atividades que serão realizadas no Laboratório de Caracterização e Gestão de Resíduos Sólidos ao longo do ano. O professor Silvio Rainho enfatizou o compromisso do laboratório em atender às demandas da comunidade e em transformar, por meio da pesquisa, resíduos em matéria-prima. "A perspectiva é da gente [por meio da pesquisa] conseguir desenvolver novos materiais e auxiliar as empresas daqui no melhoramento de produtos ou na implantação de um processo de produção de materiais utilizando resíduos. Essa é a ideia", afirmou o professor Rainho. 

Ao longo desta quinta

A programação do workshop contou com palestras de profissionais de áreas associadas a reutilização de resíduos. A abertura do evento ocorreu às 8h, seguida pela primeira palestra ministrada por Fernando Lopes Oliveira, da Cooperen (Cooperativa para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição), às 8h20. Em seguida, o gestor da Semea (Secretaria Municipal do Meio Ambiente), Fernando Luizari Gomes.

O evento também proporcionou momentos para perguntas e discussões, promovendo a interação entre os participantes. Um período de dúvidas e discussões foi aberto das 9h20 às 9h40, além de intervalos para coffee break e almoço. Durante a tarde, as palestras continuaram com a apresentação do diretor da Transforma Energia, Felipe Barroso, seguida pela palestra de Daltro Cabreira sobre o projeto "Ecotijo". Cabreira também ministrou uma das atividades de destaque do workshop: a oficina de tijolo ecológico. O encerramento do workshop ocorreu por volta das 17h. 

Publicidade

Veja também