Uma reunião realizada pela Prefeitura de Presidente Prudente na manhã desta quinta-feira discutiu projetos executáveis para conter alagamentos no Parque do Povo. A Sosp (Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos) apresentou medidas não estruturais, apoiadas em soluções baseadas na natureza e na infraestrutura verde. Entre elas, está a instalação de biovaletas, jardim de chuva e lagoas de retenção, além da realização de campanhas educativas. O objetivo das ações é conter a água por meio da redução da velocidade do escoamento, realizando zoneamentos específicos para a bacia.
Os lugares sugeridos para a implantação das lagoas são proximidades do Guaíba, Pizzaria Donna Oliva e TV Fronteira.
Segundo o prefeito Ed Thomas (PSB), a participação da população no projeto é fundamental. “Conscientização é a palavra. Muitas vezes pensamos que o serviço é responsabilidade apenas da Prefeitura, mas é uma tarefa para todos nós. Com gestos simples, conseguiremos vencer o problema, mas, para isso, dependemos do posicionamento de cada um dos cidadãos”, defende.
“Uma das ações que discutimos para a contenção da água é a Campanha do Lixo, uma vez que, por meio do descarte correto, será possível realizar a diminuição do acúmulo dos resíduos em bocas de lobo, fazendo com que a água escoe normalmente. Estamos em busca de recursos para começar o quanto antes, estamos confiantes”, pondera o chefe do Executivo.