Retotalização dos votos não altera vereadores eleitos em Prudente

Mesmo após a inclusão dos votos de Neto Salvador (União Brasil), que teve sua candidatura deferida em segunda instância pelo TRE-SP, vereança para 2025-2028 será a mesma eleita no último dia 6

PRUDENTE - CAIO GERVAZONI

Data 21/10/2024
Horário 19:54
Foto: Montagem/Caio Gervazoni
 Composição da Câmara Municipal para o próximo mandato não sofrerá alterações
Composição da Câmara Municipal para o próximo mandato não sofrerá alterações

Nesta segunda-feira, a Justiça Eleitoral realizou a retotalização dos votos dos candidatos a vereador nas Eleições 2024 em Presidente Prudente. O procedimento, ocorrido no Cartório da 101ª ZE (Zona Eleitoral), confirmou que não houve alteração da vereança eleita para o mandato 2025-2028, mesmo após a inclusão dos votos de Neto Salvador (União Brasil), que teve sua candidatura deferida em segunda instância pelo TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo).

O chefe do cartório da 101ª Zona Eleitoral, Fabiano de Lima Segala, detalhou o processo. “Este é um procedimento oficial para incluir no resultado totalizado os votos do candidato em questão, que inicialmente estava com a candidatura indeferida, mas foi deferida pelo TRE. Os votos dele, que estavam separados, foram trazidos para o resultado geral. Isso impactou o quociente eleitoral e poderia ter alterado a composição dos vereadores eleitos, mas, mesmo com esse acréscimo, não houve mudanças”, explicou.

A retotalização contou com a presença do juiz eleitoral Fabio Mendes Ferreira, do promotor de Justiça Eleitoral, Mário Coimbra, além de representantes de partidos políticos e da imprensa. “Todo o processo foi realizado de forma transparente, através do sistema informatizado da Justiça Eleitoral”, completou Fabiano.

Participação do eleitorado e os 13 vereadores eleitos

Ao todo, 120.847 votos foram registrados para a eleição proporcional de 2024 em Presidente Prudente, representando 72,87% do eleitorado apto a votar. No entanto, a abstenção foi considerável, com 27,13% dos eleitores, o equivalente a 44.985 pessoas deixando de votar.

Mesmo após o acréscimo dos votos de Neto Salvador, o resultado final confirma que a composição da Câmara Municipal para o próximo mandato não sofrerá alterações. Com a retotalização, os 13 vereadores eleitos no último dia de 6 permanecem os mesmos:
1.    Douglas Kato Pauluzi (PSD)
2.    Demerson Dias (Republicanos)
3.    Tiago Santos de Oliveira (PP)
4.    Mauro Marques das Neves (Podemos)
5.    Izaque José da Silva (PL)
6.    Sara Elícia Santos Lopes (União Brasil)
7.    Miriam Brandão Ribeiro (PSD)
8.    Edgar Tertuliano Caldeira (União Brasil)
9.    William César Leite (PP)
10.    Guilherme da Silva Alencar (Republicanos)
11.    Wellington de Souza Neves (Republicanos)
12.    Luís César Saito Santos (PP), conhecido como “Babu da Cohab”
13.    Aristeu Santos Penalva de Oliveira (MDB)

Publicidade

Veja também