A quantidade de animais resgatados pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Presidente Prudente no ano de 2020 teve um aumento de 49% se comparada com os números de 2019. Isso porque, segundo o centro, no ano passado foram resgatados 310 animais, sendo 198 cães e 112 gatos, enquanto que no ano anterior foram 208 ao todo, sendo 137 cães e 71 gatos.
De acordo com a gerente do Centro de Controle de Zoonoses, Maria Lucia Alves Costa Matioli, a alta de quase 50% nos resgates pode ter sido influenciada especialmente por um trabalho desenvolvido pelos profissionais do local, que recolhem, especialmente filhotes, para que eles não sejam abandonados nas ruas. Essa busca ativa, e direta, que antes não era o foco do centro, tem apresentado bons resultados.
“A população sempre procurou o CCZ, mas não era um trabalho preconizado anteriormente, mas essa realidade mudou especialmente no ano de 2020. Caso não haja mais vagas e a gente não consiga fazer esse recolhimento, pedimos para que a pessoa aguarde até que surja uma oportunidade”. Essa orientação, segundo Maria Lúcia, é importante para que se evite o abandono de animais nas ruas, e os maus-tratos, que segundo ela, além de ser uma realidade triste, traz não somente transtornos aos animaizinhos, mas também à saúde pública.
Ao chegarem à unidade eles são avaliados clinicamente, tomam as vacinas necessárias e são vermifugados. Em seguida, tem início o processo de incluir estes animais na lista de adoção, para que encontrem não apenas um novo lar, mas especialmente o amor. “Os cães e gatos são apresentados por meio da página do Facebook do CCZ ou então de campanhas de adoção. A pessoa que assinar o termo de responsabilidade e adotar terá acompanhamento e castração gratuita garantida”.
Na semana em que a reportagem foi feita, próximo dia 15 de janeiro, o CCZ contava com aproximadamente 28 animais, mas o número muda diariamente, conforme ocorrem as adoções.
SERVIÇO
Para acompanhar diariamente os animais que podem ser adotados, basta acessar a página Controle Zoonoses no Facebook, ou então entrar em contato pelo telefone 3905-4220.
Foto: Roberto Kawasaki
Animais recebem cuidados e ficam na unidade do CCZ até a adoção