Repúdio à SSVP

JOSÉ COSTA

COLUNA - JOSÉ COSTA

Data 28/09/2023
Horário 03:33

Foi apresentada e aprovada por unanimidade pela Câmara de Adamantina, na sessão ordinária realizada na noite da última segunda-feira (18), a Moção de Repúdio nº 024/2023 contra a Sociedade de São Vicente de Paulo – Brasil. A iniciativa é de Paulo Cervelheira e foi assinada também por todos os outros oito vereadores. O motivo, justificado pelos legisladores, é que “a SSVP Brasil vem, desde 2018, tentando transferir o patrimônio de todas as Obras Unidas [instituições de caridade] ligadas a ela para seu CNPJ”. Mas o patrimônio está registrado em nome das próprias instituições, como o Lar dos Velhos de Adamantina.

O QUE É
Alegam que o patrimônio da instituição foi doado e mantido por adamantinenses, ressaltando-se que nesses exatos 70 anos da instituição, em nenhum momento da história houve recebimento de verbas para construção ou manutenção, pelo contrário, sempre foi enviado para eles, mensalmente, um repasse de 2,5% dos recursos angariados, o que hoje está no patamar mensal de R$ 2 mil”, ressalta o texto da Moção, que será encaminhada diretamente à Sociedade de São Vicente de Paulo – Brasil.

PROMOÇÃO
A diretoria da Associação Cultural, Esportiva e Recreativa de Adamantina anunciou que fechou parceria com o Lar dos Velhos de Adamantina para a realização do Harumatsuri – tradução em português: Festival da Primavera, em comemoração aos 115 anos da Imigração Japonesa no Brasil. A data escolhida para o evento é 21 de outubro e o local será o Recinto Poliesportivo. O início da festividade está marcado para as 11 horas e se estenderá até as 22h. Ao longo do dia haverá diversas atrações culturais japonesas, como show musical, apresentação de taikô, mágica e oficina de origami, entre outras. Também será montada uma praça de alimentação formada por 14 barracas, com o melhor da gastronomia japonesa. 

PARA O LAR DOS VELHOS
De acordo com os organizadores, será um festival de grande porte, com expectativa de receber milhares de visitantes, inclusive de cidades vizinhas e também de outras regiões para comemorar em grande estilo essa data tão importante para o Japão e para o Brasil. Para realizar o Harumatsuri, o Lar dos Velhos tem o apoio da Acrea (Associação Cultural Recreativa Esportiva Adamantina), da Prefeitura de Adamantina, por meio das Secretaria de Cultura e Turismo, de Planejamento, de Obras e de Agricultura, assim como da Câmara Municipal.

QUERMESSE DA PADROEIRA
O padre Valdo Bartolomeu anunciou que a Paróquia Nossa Senhora Aparecida retomará a realização da tradicional quermesse da padroeira. Este evento, que há anos não é realizado, trata-se de uma das maiores festas de Flórida Paulista e recebeu em suas edições anteriores a participação de milhares de pessoas, sendo necessária a interdição de avenidas ao redor da paróquia.

MELHORIAS EM VICINAL                                                                                                                                                                                                                 
Prefeitura de Lucélia está realizando melhorias na vicinal João Vaz Pinto, que liga Lucélia até Adamantina e acaba de finalizar a implantação de iluminação pública no trecho que pertence à Capital da Amizade até a divisa com Adamantina. De acordo com a administração municipal, a primeira etapa das obras contemplou a construção de duas lombadas próximas ao Clube Aspumulu, visando oferecer mais segurança para quem utiliza a área de esportes e lazer.

FILOSOFANDO EM TROVAS
Se o irmão pede ajuda
Dê-lhe um pouco de mel
Mas de coração fechado,
Darás a ele, só fel.
                                  (José Costa)

Publicidade

Veja também