Sem citar fatos ou nomes, oito entidades de Presidente Prudente tomam posição de repúdio à censura. A nota repudia qualquer tipo de censura ao livre direito de manifestação, assegurado constitucionalmente.
LIVRE EXPRESSÃO
A nota cita o artigo 5º da CF (Constituição Federal), que assegura a livre manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato; e que é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação; independente de censura ou licença.
SEM RESTRIÇÃO
Também cita o artigo 220, pelo qual é assegurada a manifestação de pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo, sem que sofra qualquer restrição, observado o disposto na própria Constituição.
HIPÓTESE ALGUMA
O mesmo artigo assegura ainda que nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social, conforme disposto no artigo 5º e seus parágrafos e incisos.
ESTÁ EXPLÍCITO
O parágrafo 2º do artigo 220 é explicito no impedimento à ação de controlar qualquer tipo de informação, geralmente através de repressão à imprensa, ao dizer que é vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.
ATENÇÃO DIÁRIA
A nota diz ainda que a liberdade conquistada outrora a duras penas deve ter atenção diária de todas as gerações, sendo o poder um caminho sedutor para a censura. Isto posto, as entidades afirmam estarem prontas para combater o descumprimento da CF.
SEM CITAÇÕES
Sem citar a censura à Rádio e TV Jovem Pan, nem ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e nem partidos políticos ou candidatos, a nota finalizado dizendo: a nossa bandeira é o nosso maior orgulho!”.
QUEM ASSINA
A nota é assinada pela UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e Região), Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Grupo Empresarial Lidera, Sindicato Rural de Presidente Prudente e Sinhores (Sindicato dos Hotéis e Restaurantes).
COMPLEMENTO
Também assinam outras entidades de peso: a Aviesp (Associação das Agências de Viagens do Interior do Estado de São Paulo) e a Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente).
AÇÃO DE CAMPANHA
O vice-prefeito de Presidente Prudente, Izaque Silva (PL), anuncia para às 10h deste sábado a colocação de adesivos em veículos e distribuição de material das campanhas pela reeleição do presidente Bolsonaro (PL) e Tarcísio (Republicanos) governador.
PARQUE DO POVO
Será no Parque do Povo, em frente da TV Fronteira. Mesmo local de recente discurso do candidato a governador Fernando Haddad (PT). Izaque conta que, junto com Guilherme Piai (Republicanos), têm trabalhado a campanha em toda a região.
EM SÃO PAULO
Nesta semana, Izaque esteve em São Paulo no encontro de Tarcísio e Bolsonaro com prefeitos, vices e vereadores; onde também estiveram os governadores Rodrigo Garcia (PSDB), de São Paulo, e Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais.