Provavelmente existam muito mais pessoas com religiosidade ou espiritualidade do que religiosos no mundo, pois religioso é quem assume determinada religião e a defende institucionalmente e ter religiosidade é próprio de qualquer ser humano que se relacione com uma religião ou com um o sagrado, característica que está se tornando mais comum entre os jovens. Esses jovens mantêm a religiosidade independente de seguir uma religião. Muitos se mostram adeptos a crenças religiosas diferentes da religião que foram educados. Isso demonstra a realidade sincrética que vivemos no Brasil, principalmente aliada ao processo de democratização da escolha dos jovens, permitido pela nova educação dada pelos pais.
Contudo, alguns povos acreditam que a meditação em templos seja o mais adequado para estabelecer relações com o divino. Outros povos realizam procissões, danças, rituais de sacrifício ou passagem, orações coletivas. A sociologia explica que as sociedades têm uma relação entre o profano e o sagrado, estabelecendo crenças e comportamentos adequados aos locais correspondentes. Assim, para definir religião, são necessários conceitos ligados ao sagrado, porque elas envolvem um conjunto de símbolos que invocam sentimentos de reverência ou temor e estão ligadas a rituais ou cerimônias dos quais participa uma comunidade de fiéis.
No entanto, algumas religiões foram primordiais para o desenvolvimento de outras crenças que se adequaram à realidade cultural de cada povo. Foram elas o judaísmo (uma das mais antigas, obediente aos códigos morais, originou-se entre os hebreus); cristianismo ( judaísmo foi seu berço, fundada por Jesus Cristo, uma das religiões mais difundidas no mundo com várias ramificações: catolicismo romano, protestantismo); islamismo ( segunda maior religião do mundo, iniciou-se com o profeta Maomé, no séc. VII d.C.); hinduísmo ( acredita na reencarnação, prega o sistema de castas, maior presença na Índia); budismo, ( acreditam não num ser superior mas em ideais éticos, vida disciplinada e focada na meditação, objetiva atingir o nirvana) ; confucionismo ( Confúcio não era líder religioso, mas um professor muito sábio, visa adequar a vida humana à harmonia da natureza), taoísmo (fundada por Lao-tzu, também professor, tem como princípio base a meditação e a não violência). Muitas são as ramificações em cada religião e o cristianismo se subdivide em igreja católica (Apostólica Romana, Apostólica Brasileira e Ortodoxa); igrejas evangélicas de missão (Batista, Adventista, Luterana, Presbiteriana, Metodista, Congregacional e outras); igrejas evangélicas de origem pentecostal (Assembleia de Deus, Congregação Cristã no Brasil, Universal do Reino de Deus, Evangelho Quadrangular, Deus é Amor, Maranata, Brasil para Cristo, Casa da Bênção, Nova Vida e outras), também cristãs, são as Testemunhas de Jeová, Mórmons.
Assim, a busca dos jovens de hoje é de que além de praticarem sua fé sentem a necessidade e o prazer de encontrar pessoas de sua idade e principalmente amigos.