A região de Presidente Prudente apresentou queda de 38% nas mortes no trânsito em fevereiro em comparação ao mesmo mês do ano passado, de acordo com o Infosiga, plataforma de dados e estatísticas gerenciada pelo Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito). Foram cinco ocorrências, contra oito em fevereiro de 2024. O trânsito mais pacífico se confirmou também pelo menor número de sinistros sem vítimas fatais na região: 286, contra 355 em fevereiro de 2024 - uma redução de 19%. Se a análise for feita em relação ao bimestre, o índice de redução do número de ocorrências não fatais no trânsito da região é de 23%: 558 entre janeiro e fevereiro deste ano, contra 727 no primeiro bimestre de 2024.
Podem ser observadas quedas nos óbitos na região de Prudente em sinistros envolvendo automóveis e pedestres. Não foram registrados atropelamentos fatais na região em fevereiro de 2025 - uma redução de cem por cento em relação ao mesmo mês do ano passado, quando aconteceram dois óbitos de pedestres na região. Os registros fatais envolvendo automóveis na região caíram pela metade: duas mortes com esse modal na região em fevereiro último, versus quatro ocorrências fatais no mesmo mês de 2024.
"Os dados do Infosiga refletem o comportamento do trânsito em todo o Estado e abrangem as competências de diversos órgãos em nível federal, estadual e municipal. O Detran-SP trabalha para aumentar a segurança viária por meio de diversas frentes de atuação, incluindo a conscientização da população, ações de fiscalização e criação de políticas públicas para essa finalidade. Além disso, reforçou a implementação de campanhas educativas, sendo as mais recentes com foco nos públicos mais vulneráveis no trânsito: pedestres e motociclistas", aponta o órgão.
No último dia 21 de março, a Superintendência de Presidente Prudente realizou ação de conscientização com foco no respeito à faixa de pedestres junto aos alunos da rede municipal de ensino infantil, com idades entre 4 e 11 anos. Em formato lúdico e criativo, os conceitos fundamentais sobre o trânsito seguro, pacífico e consciente foram transmitidos a cerca de 250 estudantes, potenciais multiplicadores das mensagens junto às suas famílias. Já junto aos motociclistas, a superintendência promoveu em Presidente Epitácio, em parceria com o Setor de Trânsito do município, a ação educativa "Faz seu corre, sem correr" para reforço de dicas de segurança e de mensagens sobre a importância do uso de equipamentos obrigatórios. A iniciativa impactou 223 motociclistas da cidade.
Para atuar na melhora dos resultados e preservar vidas, o hoverno do Estado de São Paulo estruturou o Sistran (Sistema Estadual de Trânsito), composto por atores e entidades interessados em articular ações integradas que visam mudar o cenário a partir da "Visão Zero", baseada no princípio de que nenhuma morte no trânsito é aceitável.