Na 10ª RA (Região Administrativa) do Estado de São Paulo, formada por 53 cidades, 658.584 pessoas estão imunizadas com pelo menos uma dose das vacinas disponíveis contra a Covid-19. É o que aponta o sistema Vacivida, mantido pela Secretaria Estadual de Saúde, cujos dados, atualizados às 18h04 desta sexta-feira, foram levantados pela reportagem na manhã de hoje.
Em relação aos que estão com o esquema completo, são 313.210 munícipes que garantiram as duas doses e 19.416 que foram contemplados com a dose única. Desta forma, a região totaliza 991.210 doses administradas desde o início da campanha de vacinação contra a doença.
O balanço da imunização por município pode ser consultado na tabela que acompanha este texto. Nela, estão discriminados a quantidade de aplicações da primeira e segunda doses, que se referem aos imunizantes Coronavac, AstraZeneca e Pfizer, bem como o total de administrações da dose única, por meio da vacina da Janssen.
Atualmente, a campanha é direcionada aos adolescentes, que estão sendo vacinados desde 18 de agosto, conforme o calendário oficial do Estado de São Paulo. Nesta segunda-feira, tem início o atendimento daqueles entre 15 e 17 anos, segundo o mesmo cronograma. No entanto, os calendários variam de cidade para cidade, de acordo com a quantidade de doses disponíveis.
Estes jovens poderão comparecer aos postos de saúde até 5 de setembro. Já a partir do dia 6, será a vez dos pré-adolescentes de 12 a 14 anos.
O Vacinômetro é alimentado diariamente com as informações do Vacivida, plataforma digital integrada para monitorar toda a campanha de vacinação contra a Covid-19. As informações disponíveis por município são preliminares e estão sujeitas a avaliação, uma vez que as bases estão sendo constantemente avaliadas e consolidadas.
Os interessados em acompanhar o número de imunizados em suas respectivas cidades podem consultá-lo no link vacinaja.sp.gov.br/vacinometro. É válido ressaltar que os 53 municípios da 10ª RA estão distribuídos entre os GVEs (Grupos de Vigilância Epidemiológica) de Marília, Prudente e Presidente Venceslau.
Fonte: Vacinômetro/Governo do Estado de São Paulo