A região de Presidente Prudente possui 3.555 contribuintes retidos em malha, o que corresponde a 1,47% das declarações entregues, de acordo com a Receita Federal.
Quem apresentou declaração do IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física) 2021 e tem expectativa de receber restituição deve consultar o extrato do processamento da declaração em "Meu Imposto de Renda" (www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-imposto-de-renda). Lá, é possível saber se está tudo correto com a declaração apresentada ou se há alguma pendência, como, por exemplo, se foi retida na malha fina.
Havendo pendências, há três alternativas. A primeira é corrigir a declaração apresentada, sem qualquer multa ou penalidade, por meio de declaração retificadora, se houver erros no que foi declarado à Receita Federal. Essa correção não será possível depois que o contribuinte for intimado ou notificado.
A segunda é aguardar comunicado da Receita Federal para apresentar documentação que explique a pendência apresentada no extrato.
Já a terceira é apresentar, de forma virtual, todos os comprovantes e documentos que atestam os valores declarados e apontados como pendências no extrato. Para apresentar os documentos, é necessário verificar atentamente as orientações do extrato do processamento da declaração e formalizar um processo digital para a malha fiscal por meio do Portal e-CAC (cav.receita.fazenda.gov.br). Para informações sobre o processo digital da malha fiscal, consultar "Malha Fiscal - Atendimento", a partir do espaço "Onde Encontro".
A apresentação dos documentos, neste caso, é de inteira responsabilidade do contribuinte, que poderá ainda assim ser intimado ou receber uma notificação de lançamento da Receita Federal.
A Receita Federal efetuou nesta quinta o pagamento do quinto lote de restituição do IRPF. Na região de Prudente, o total depositado na conta de 2.405 contribuintes foi de R$ 2.335.147,82, relativamente aos anos de 2014 a 2021. Destes, 1.519 correspondem a 2021, em um total de R$ 1.868.308,95.
A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da internet, mediante o "Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição", ou diretamente no Portal e-CAC, no serviço "Meu Imposto de Renda".
Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.