O oeste paulista segue até quarta-feira em situação de “emergência” para risco de incêndio, conforme o mapa de alerta divulgado pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil. Uma nova previsão para os próximos dias deve ser revelada na quinta-feira. Já na sexta-feira a região de Presidente Prudente deve ser atingida pela chegada de uma frente fria, segundo boletim do Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), publicado neste domingo. A expectativa em relação às chuvas até o momento é de possibilidade apenas de garoa entre sexta e sábado, portanto, o clima deve seguir seco favorecendo as queimadas, as quais têm exigido empenho das equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e, até mesmo auxílio do helicóptero Águia da Polícia Militar, em ações de combate às chamas, como registrado neste fim de semana, em diversas ocorrências.
O coordenador regional adjunto de Proteção e Defesa Civil, Renato Gouvea, relata que diversos casos de incêndio foram registrados em Presidente Prudente e toda a região entre sexta-feira e domingo. Viaturas do Corpo de Bombeiros, com inúmeros oficiais, atuaram em conjunto com as equipes das defesas civis municipais, com auxílio de caminhão pipa e do Águia, que também sobrevoou determinados locais.
Sem chuva
A chegada da frente fria, prevista para sexta-feira, não deve extinguir de vez os incêndios na região, já que não há expectativa de chuva volumosa, segundo o centro de monitoramento da Unoeste, que prevê que as temperaturas máximas devem seguir em 33ºC até quinta-feira, com mínimas que devem chegar a 8°C no sábado e no domingo
Já o Climatempo prevê 15mm de chuva para quinta-feira, com marcas entre 18ºC e 26ºC. Na sexta, a precipitação cai para 4mm, com temperatura entre 10ºC e 20ºC. Sábado, sem chuva, com mínima de 12ºC e máxima de 22ºC. A mínima, segundo o instituto, cai para 8ºC no domingo, com alta na máxima, que pode chegar aos 24ºC.