Região revive crucificação de Jesus, com encenações

Teatros relembram este e outros momentos do filho de Deus; em Prudente, será realizada pelos jovens da Paróquia São Judas

VARIEDADES - Aline Martins

Data 18/04/2014
Horário 04:45
 

Uma história que todos conhecem o final. Sabem que Jesus sofreu, foi crucificado e ressuscitou para salvar a humanidade. Porém, encenações artísticas que relembram estes e outros momentos são lotadas por pessoas que querem reviver tantas situações que ainda emocionam. Todas os espetáculos da região ocorrem nesta Sexta-Feira Santa. Em Presidente Prudente, pelo terceiro ano consecutivo, o teatro será em frente à Paróquia São Judas Tadeu, a partir das 19h30.

Jornal O Imparcial Sofrimento de Jesus Cristo é relembrado em Santo Anastácio, no Estádio Municipal, às 20h

Conforme o padre da São Judas, Silvio Costa Oliveira, a encenação é uma promoção dos jovens paroquianos. "Entre atores e figurantes são mais de 100 pessoas ajudando na organização do evento. Este é o terceiro ano e a cada edição que passa tem melhorado", pontua. No ano passado, cerca de 5 mil pessoas prestigiaram a ação, mesma expectativa para 2014. "Um sentimento religioso forte dentro do coração das pessoas faz com que se locomovam até o local para assistir a peça. É uma forma de recordar todo o sofrimento e paixão de Cristo", ressalta.

Acrescenta que há mais de 40 dias os jovens vem se dedicando e ensaiando incansavelmente, se abdicando de momentos de lazer para promover um espetáculo bonito para os prudentinos.

 

Santo Anastácio


Pelo quarto ano consecutivo, o grupo teatral Nas Asas do Senhor realiza a encenação da Paixão de Cristo, que este ano será no Estádio Municipal José Spaus da Silva, a partir da 20h. A organização espera que aproximadamente 4 mil pessoas assistam ao espetáculo, que envolve a participação de 130 pessoas e teve o investimento de R$ 14 mil.

"Nosso objetivo é levar a todo o público a maior história de amor que já existiu. Que por amor o Pai envia seu único filho para morrer crucificado para salvação de toda humanidade sem pedir nada em troca", explica Adriana Correa, coordenadora do grupo. Ela conta ainda que esta edição terá novidades, porém, não vai adiantar para deixar o público na expectativa.

O grupo Nas Asas do Senhor nasceu em 2011 de maneira tímida, mas, conforme a coordenadora, Deus foi trabalhando em cada um e aquilo que começou pequeno tomou uma grande proporção. "Durante todos estes anos entraram e saíram pessoas. Porém, todos, mesmo não estando na encenação fazem parte dessa família Nas asas do Senhor, como chamamos carinhosamente nosso grupo. E graças a Deus esta família cresce a cada dia e a evangelização através da arte alcança diversas pessoas. O que mais nos deixa feliz é saber o quanto a encenação toca o coração do público. Só temos que agradecer a Deus por ter nos escolhido", destaca.

 

Álvares Machado


Este ano, em Álvares Machado, o evento será realizado de maneira reduzida, conforme explica o padre Jurandir Severino de Lima. "Será de uma forma diferente para não ficar repetitivo. Vamos reduzir apenas à ressurreição", explica. Conta que terá a adoração à cruz às 15h e à noite a via sacra com o grande encontro. "As pessoas sairão de suas comunidades fazendo a via sacra até o Campo Municipal e às 20h todos juntos faremos a 15ª estação, ou seja, a ressurreição de Jesus. E esta estação será encenada pelo grupo de jovens da paróquia", explica. Mais de 4 mil pessoas são aguardadas para este momento.

 

Tupi Paulista


De acordo com a Pastoral da Comunicação, às 19h, terá procissão do Senhor morto saindo das quatro capelas, simultaneamente. Essas multidões se encontram na Avenida Nove de Julho, esquina com a Rua Tiradentes, seguindo para a Matriz, onde ocorre a apresentação da Paixão de Cristo. Esta encenação será feita pelo grupo de jovens de Tupi Paulista.

 

Teodoro Sampaio


Teodoro Sampaio também terá a oitava encenação da Paixão de Cristo, a partir das 19h30. É uma realização da Igreja do Evangelho Quadrangular, na Praça da Prefeitura. Também será realizada no Recinto de Exposições a Encenação da Paixão, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, às 19h30.

 

Presidente Epitácio


Pelo segundo ano consecutivo, não haverá a encenação da Paixão de Cristo em Presidente Epitácio. Conforme nota oficial encaminhada pela prefeitura, no dia 26 de março ocorreu uma reunião entre representantes da prefeitura, Câmara Municipal, Atecape (Associação Teatral Cultural e Artística de Presidente Epitácio) e da igreja católica. Na ocasião, foi debatido sobre este espetáculo teatral. A prefeitura tinha previsão de repasse de subvenção para o evento deste ano, mas a entidade teatral deve responder às exigências previstas em lei, para que a verba seja aplicada e administrada dentro dos parâmetros legais.

No entanto, foi apresentada pelos representantes da Atecape e padres a dificuldade encontrada pela referida associação quanto à organização operacional e legal da entidade. Foi observado que a mesma ainda não possui todos os requisitos necessários para pleitear e administrar o recurso dentro dos parâmetros exigidos por lei. E que tendo em vista o curto espaço de tempo para uma reestruturação da associação, teve de se pensar na possibilidade de adiar a realização do evento por mais um ano para que desta forma, a associação corresponda a tudo que for referente ao objetivo social, cultural, religioso e turístico do evento, se comprometendo a buscar, mediante as suas necessidades, uma estrutura diferente daquela que já fora apresentada.

"Foi do consenso de todos os presentes a decisão da não realização da encenação da Paixão de Cristo 2014, assim como a necessidade de empenho na regularização de todas as situações impeditivas deste momento, para que em 2015 possa ocorrer a realização de um evento que venha de encontro com os anseios e expectativas da população de Presidente Epitácio e dos turistas que buscam a cidade", informa a nota.

Como não haverá o repasse da verba para a Atecape e a mesma já estava prevista em Lei Orçamentária, a administração municipal se compromete a repassá-las ou utilizá-las, mediante consenso com a Câmara Municipal, em serviços ou atividades de utilidade pública que visam beneficiar a população, independentemente de indicações ou requerimentos que sejam apresentados.
Publicidade

Veja também