Região de Prudente recebe etapa de programa de paraquedismo 

Nos dias 15 e 16 de dezembro, a equipe SkyRadical, de Boituva, promove no Aeropark, em Regente Feijó, um festival de paraquedismo

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 08/12/2024
Horário 05:01
Foto: Divulgação
Sensação registrada nos depoimentos é sempre de liberdade somado ao bem-estar da autoestima pelo desafio cumprido
Sensação registrada nos depoimentos é sempre de liberdade somado ao bem-estar da autoestima pelo desafio cumprido

A região de Presidente Prudente será ponto de encontro de esportistas para a prática de um dos mais radicais dos esportes de aventura: o paraquedismo. Nos dias 15 e 16 de dezembro, a equipe SkyRadical, de Boituva, promove no Aeropark, em Regente Feijó, um festival de paraquedismo. 
O programa proporciona a oportunidade de praticantes realizarem o salto com equipamentos de última geração, lançados de aeronave turbo hélice com capacidade de até 15 paraquedistas por decolagem. Para saltar é necessária a inscrição prévia e participar com taxa de adesão para o rateio de despesas operacionais do salto. 
Cerca de 50 participantes são aguardados na etapa, entre estes, atletas paraquedistas e iniciantes que se aventuram saltando como passageiro de um salto duplo, que permite que uma pessoa sem qualquer experiência com o esporte possa realizar um salto, acoplado ao instrutor, em um paraquedas próprio para duas pessoas, experimentando a sensação da queda livre. O ato alcança a velocidade na ordem de 200 km/hora, contrastando com o voo e aterrissagem com o paraquedas aberto, onde sobrevoa a baixa velocidade, contemplando a privilegiada vista aérea da região. 
O paraquedismo é um esporte de risco controlado. É bastante seguro e sua prática vem crescendo no Brasil. 

Atletas: modalidades variadas 
Entre os participantes, haverá atletas praticantes de swoop, que é uma modalidade de pouso de velocidade, que o praticante utiliza um paraquedas de alta performance e paraquedas de velocidades moderadas e de pouso de precisão. Manobras em queda livre e com paraquedas abertos típicas das modalidades convencionais deste esporte serão praticadas, sendo que a oportunidade serve de intercâmbio para aprimoramento de técnicas e congraçamento entre os praticantes. 
Entre as participações confirmadas, destaca-se a presença do recordista mundial, Paulo Assis, entre outros que vão aceitar o desafio de realizarem o primeiro salto. 

Do salto duplo 
Emoção acima de tudo. O salto duplo é a melhor forma de se iniciar no esporte. Há poucas restrições, como idade mínima: 10 anos e peso máximo de 120 kg, pelo local de pouso. Grávidas não devem saltar. Portadores de necessidades especiais geralmente conseguem saltar. Há inúmeros registros de saltos com cadeirantes, deficientes visuais, auditivos e outros aventureiros que emocionam com o desafio de superar as limitações. Menores de 18 anos devem apresentar autorização do responsável. 
A sensação registrada nos depoimentos é sempre de liberdade somado ao bem-estar da autoestima pelo desafio cumprido e descarga de adrenalina no organismo que inevitavelmente proporciona um bem-estar. O paraquedas tem controle duplo e o passageiro, sempre acoplado ao instrutor, pode interferir na navegação e pilotagem. A duração da experiência é de aproximadamente 15 minutos de voo, até a altura de 12 mil pés, equivalente a 3,5 mil metros do solo, sendo a primeira metade em queda livre por 50 segundos e a segunda metade durando cerca de 5 minutos, com o paraquedas aberto. 

Serviço
Os interessados em realizar o primeiro salto podem contratar a aventura, como passageiro de um salto duplo, junto com o instrutor, recebendo instrução prévia de 15 minutos. O investimento é a partir de R$ 890 ou a partir de R$ 1.080, com registro de imagens. 
Etapas realizadas: Esplanada dos Ministério em Brasília (DF), Uberlândia (MG) no Aeródromo José Gilberto Pannunzio, Varginha (MG) no Aeroporto de Varginha, Alfenas (MG) no Aeroporto de Alfenas, Poços de Caldas (MG) no Aeroporto de Poços de Caldas, Rio Preto e região no Aeroclube de Ibirá, Franca (SP) no Aeroporto de Franca, Pindamonhangaba (SP) no Aeroclube de Pindamonhangaba - entre outras etapas em variadas cidades brasileiras. 
Informações e inscrições pelo WhatsApp: (11) 93053-9087 [email protected]

 Divulgação

Cerca de 50 participantes são aguardados na etapa, entre estes, atletas paraquedistas e iniciantes


 

Publicidade

Veja também