Região contabiliza mais 2 mortes por dengue

Segundo o chefe do Executivo, a contratação será por 30 dias, sendo possível em razão de parceria entre a prefeitura e o HMR. A reportagem tentou contato com o hospital, mas não obteve êxito em localizar os responsáveis.

REGIÃO - Arize Juliani

Data 10/04/2015
Horário 07:55
 

A Prefeitura de Rancharia confirmou, ontem, duas mortes por dengue no município. A primeira ocorreu há quase 15 dias, sendo a vítima uma idosa de 79 anos. Já na quarta-feira, outra mulher, de 71 anos, faleceu em razão da doença. Em ambos os casos, as vítimas estiveram internadas no HMR (Hospital e Maternidade de Rancharia). Outra pessoa está internada em estado grave no hospital do município, de 79 anos, cuja entrada está registrada como caso positivo de dengue e o quadro do paciente é considerado instável. Com tais confirmações, a região de Presidente Prudente soma quatro mortes ocasionadas pelo princípio de dengue neste ano. Conforme levantamento realizado pelo CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica), existem mais de 3.695 registros positivos da doença em 56 municípios da região – número que pode ser considerado superior, tendo em vista que a pesquisa mantém os dados com os registros até o fim de março.

As informações foram transmitidas pelo prefeito Marcos Slobodticov (DEM). Segundo ele, diversas ações serão realizadas no sentido de conter a proliferação do contágio ocorrido pelo mosquito Aedes aegypti – antes de decretar estado emergencial no município. Entre as medidas adotadas, está a contratação de um médico que será responsável pelo atendimento exclusivo de pessoas que apresentam os sintomas da doença, onde o acompanhamento será realizado somente pelo profissional. Segundo o chefe do Executivo, a contratação será por 30 dias, sendo possível em razão de parceria entre a prefeitura e o HMR. A reportagem tentou contato com o hospital, mas não obteve êxito em localizar os responsáveis.

Em Rancharia, existem 300 notificações, 116 casos positivos e 78 negativos – outras 100 pessoas aguardam resultados de exames. Entre os trabalhos realizados na cidade pelas equipes da Vigilância Epidemiológica estão os trabalhos de pulverização, isolamentos das áreas em que existem registros da doença, além de arrastões e conscientização da população. "Estamos realizando nossos trabalhos de prevenção, mas contamos também com a colaboração da população para que não haja alastro desta epidemia. Por enquanto, não vamos anunciar estado emergencial, pois apostaremos na contratação de um médico para o atendimento às pessoas que estão com sintomas de dengue, o que possibilitará filtrar com mais certeza os casos".

 

Região

Como noticiado anteriormente em O Imparcial, outras duas mortes foram confirmadas neste ano em decorrência da dengue, sendo uma em Presidente Prudente e outra em Dracena. Já em Pirapozinho, os gestores aguardam a confirmação sobre a causa da morte de uma idosa de 65 anos. Segundo o município, foram colhidas amostras de sangue e encaminhadas para o Serviço de Verificação de Óbitos, onde o resultado foi encaminhado para São Paulo e a confirmação ocorre em 30 dias.

Ontem, a VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) de Presidente Prudente confirmou mais 66 casos de dengue.  Com os novos registros, estão contabilizados 290 casos positivos da doença neste ano. Além disso, o órgão informa que outros 139 exames aguardam resultados no IAL (Instituto Adolpho Lutz), bem como existem outras 1.122 notificações. Já em Dracena, foram atualizados os registros de casos positivos de dengue - atualmente existem 1.128 pessoas com o vírus contraído.

Dos 56 municípios da região avaliados, conforme dados do CVE, a cidade que apresenta mais casos positivos  é Paraguaçu Paulista, com 795 casos positivos da doença. Em seguida, o município de Pirapozinho contabilizou 460 registros até o fim do mês passado.

A educadora de Saúde da VEM de Prudente, Elaine Bertacco, pede atenção dos moradores, uma vez que exames ainda aguardam resultados e há muitas notificações, o que pode fazer com que o número de casos positivos em Prudente cresça consideravelmente. Além disso, solicita colaboração da comunidade em relação à nebulização ambiental, que é realizada pela Sucen (Superintendência de Controle de Endemias).

Bertacco ainda lembra que as pessoas podem acompanhar os casos através do Portal da Dengue, no link http://presidenteprudente.sp.gov.br/dengue. No site, os munícipes têm mais precisão em relação aos registros positivos, já que são pontuados próximo ao endereço de onde foram confirmados.

 

SAIBA MAIS

NEBULIZAÇÃO AMBIENTAL

Em Presidente Prudente, a Vigilância Epidemiológica informa que a Sucen continua com o trabalho de nebulização hoje e amanhã, nos seguintes bairros: Bandeirantes, Belo Horizonte, Eldorado, Santa Olga, Sítio São Pedro, Vitória Régia, Charlote, Cláudia Glória, Malaman e Santa Helena.
Publicidade

Veja também