Regente Feijó comemora 78 anos de emancipação

Melo e Ferreira enfatizam que a beleza destas lindas flores, as orquídeas, conquista tanto produtores quanto a dona de casa que quer enfeitar um ambiente.

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 27/06/2013
Horário 09:46
 

Nesta sexta-feira, Regente Feijó completa 78 anos de emancipação político-administrativa. Para comemorar, a Prefeitura e Câmara Municipal, com apoio do comércio local, prepararam uma programação festiva que começa hoje com a 1ª Festa Italianíssima e segue até domingo, com o melhor da gastronomia italiana. Compondo a ação, dando um colorido a mais todo especial, ocorre também a 10ª Exposição Nacional de Orquídeas do município, além de shows e desfiles. O local dos eventos é a Associação Casa da Criança, no Centro de Eventos, localizado à Rua Antônio Carlos, s/nº, no Alto Sumaré.

De acordo com a secretária de Planejamento, Solange Malacrida Brocca, durante os quatro dias da festa italiana, sete entidades da cidade estarão com barracas montadas, servindo um cardápio específico da culinária dessa nação. Macarrão, pizza, lasanha e nhoque, entre outros. As instituições são: Casa da Criança, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Fundo Social, Lar dos Idosos, Casa da Sopa, Rede Feminina de Combate ao Câncer e Igreja Presbiteriana. "Nosso objetivo é além de comemorar o aniversário da cidade, proporcionando diversão e lazer à população, ajudar as entidades. Aqueles que precisam de um pouco mais de atenção", expõe.

Nesta primeira noite, às 19h30, terá apresentação do Projeto Guri e também da Orquestra Triunphal. Amanhã, às 9h, será realizada sessão solene na Câmara e, à noite, a festa continua no Centro de Eventos, com início da Exposição de Orquídeas e shows com Ivano Italianíssimo e banda Santa Fé. No sábado, a programação se repete. No domingo, às 9h30, no Estádio Doutor Mário Marcondes dos Reis, ocorre uma partida de futebol entre a seleção de Regente e Dream Team (ex-atletas profissionais de Presidente Prudente). A partir das 18h, tem desfile de bandas Marciais de Adamantina, Emilianópolis, Rancharia, Regente Feijó, Ribeirão dos Índios, Santo Expedito e Taciba (Centro de Eventos).

 

Festival de Orquídeas

De acordo com a presidente e o vice, do Círculo Regentense de Orquidófilos Júlio Cesar Motta, Ana Claudia da Silva Melo, 45 anos, e Hélio Simões Ferreira, 42 anos, respectivamente, a exposição tem como objetivo mostrar a beleza e a raridade desta espécie exótica, e o dom de manuseio de seus cultivadores. Além de ser um hobby de cada um deles. O evento será amanhã, das 8h às 22h; no sábado, das 9h às 22h; e no domingo, das 9h às 17h.

Na mostra, além dos 20 associados do círculo, estarão expondo suas flores mais 12 cidades da região e também do Paraná: Arealva, Bauru, Diamante do Norte, Foz do Iguaçu, Mairiporã, Londrina, Paranavaí, Pirajuí, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Rosana e São José do Rio Preto. Cada cidade vem com dois representantes que participarão do julgamento das plantas, realizado pela Coordenadoria das Associações Orquidófilas do Brasil (Caob).

Melo e Ferreira enfatizam que a beleza destas lindas flores, as orquídeas, conquista tanto produtores quanto a dona de casa que quer enfeitar um ambiente. O que faz com que o crescimento de associações orquidófilas aumente a cada ano em diversas regiões não só do Brasil, mas também em outros países. "As orquídeas têm uma infinidade de espécies, cores que parecem pintadas à mão, entre outras peculiaridades. E tudo isso poderá ser visto nestes três dias em nossa exposição", comenta a presidente.

Segundo os representantes do orquidófilo, assim como no mundo, na mostra não há uma quantidade exata de espécies e variedades, pois são muitas. Contudo, destacam algumas como as epífitas e terrestres que se dividem em plantas gigantes, médias, pequenas, mini e micro-orquídeas. Estas podem ainda ser espécies ou híbridas (cruzamento de duas ou mais espécies ou ainda variedades) e a Cattleya, que é subdividida em dois grupos, o das unifoliadas e bifoliadas.

 

Oportunidade

Melo e Ferreira informam que as plantas expostas podem ou não ser negociadas, na venda ou troca diretamente com o expositor. Mas se a pessoa deseja muito ter uma orquídea, no local o Orquidário Chácara Primavera de Arealva estará comercializando as flores. Produtos específicos para o cultivo de orquídea também serão disponibilizados com o Mundo NPK Comércio de Produtos Orgânicos.

"Outra coisa interessante na feira será a palestra ministrada no domingo, às 15h, pelo senhor Josimar Silva para os orquidófolos sobre os cuidados específicos para cada espécie, multiplicação, adubação e controle de pragas das orquídeas", ressalta Ferreira.

O julgamento das flores será feito pelo coordenador, representante da Caob, Istoshi Saito e pelos juízes devidamente indicados, cadastrados, designados pela coordenação. Como premiação os expositores receberão medalhas da Coordenação, do primeiro ao terceiro colocado em cada categoria, que somam um total de dez. Não foram informadas quais são as categorias. A Prefeitura entregará troféus aos primeiros classificados. As premiações ocorrerão no sábado, às 15h.
Publicidade

Veja também