Redes de ensino divulgam calendário letivo para 2019

Aulas iniciam a partir de 31 de janeiro nas escolas particulares, em 1º de fevereiro nas unidades estaduais e no dia 4 do mesmo mês nas municipais

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 13/12/2018
Horário 08:51
Arquivo - Ano letivo de 2019 contará com atividades a partir do dia 31 de janeiro
Arquivo - Ano letivo de 2019 contará com atividades a partir do dia 31 de janeiro

O calendário letivo do ano de 2018 em Presidente Prudente vai até o dia 21 de dezembro, quando os alunos das redes estadual, municipal e privada de ensino devem aproveitar o momento de férias. Mesmo com o recesso, as unidades, no entanto, já se preparam e se organizam para o próximo ano, de fato que o calendário letivo para 2019 já foi estabelecido, sendo que as aulas devem ter início já a partir de 31 de janeiro, como é o caso das escolas particulares, seguido das estaduais, em 1º de fevereiro, e das municipais, em 4 de fevereiro. Os prazos para matrículas e rematrículas, por sua vez, já tiveram início.

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação, já foi publicado no Diário Oficial o calendário letivo de 2019, sendo que os estudantes da rede estadual da Diretoria de Ensino da Região de Presidente Prudente devem retornam às salas de aula em 1º de fevereiro. “A programação respeita o mínimo de 200 dias exigido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional”, documento que, ainda conforme a pasta, estabelece datas importantes para as unidades de ensino.

No primeiro semestre, os estudantes da rede estadual devem seguir com as atividades até o dia 27 de junho, quando se inicia o recesso do meio do ano, com retorno marcado para pouco mais de um mês, em 31 de julho. “O término do ano letivo, no mínimo, será em 16 dezembro. É a partir desses limites que as escolas, de forma autônoma, organizam o próprio calendário pedagógico e de atividades”.

A pasta estadual lembra ainda que para aqueles que estiveram fora da rede em 2018, ou que querem continuar ou retomar os estudos para o ano que vem, as matrículas já estão abertas, mas sem prazo definido.  “O ideal é que seja feita o quanto antes”. Os interessados - no caso de menores de 18 anos, pais ou responsáveis - devem procurar a escola mais próxima e apresentar nome completo, data de nascimento, endereço residencial e telefone para contato, conforme a secretaria. Em nível de informação, 23,6 mil alunos estão matriculados em escolas da área da abrangência da Diretoria de Ensino da Região de Prudente. 

Ensino privado

Segundo a presidente do Sindicato das Escolas Particulares de Presidente Prudente, Vera Regina Sabbag Moretti, o ano letivo de 2018 terá término máximo em 20 de dezembro, período em que serão aplicados os exames de recuperação, sendo que o recesso termina a partir de 31 de janeiro, quando as unidades do ensino privado devem retornar suas atividades, conforme calendário próprio. “O primeiro semestre se encerra a partir de 6 de julho e o retorno está previsto para a partir de 1º de agosto. O término do ano letivo está previsto para 20 de dezembro”, esclarece. As matrículas e rematrículas nas unidades já começaram.

Ensino público municipal

As escolas municipais, por sua vez, encerram as aulas no dia 19 de dezembro deste ano, sendo que o início das aulas para o ano letivo de 2019 está previsto para ocorrer entre os dias 4 e 6 de fevereiro no primeiro semestre e dia 24 de julho no caso do segundo semestre. As matrículas e rematrículas para a rede já começaram, conforme a Prefeitura, e podem ser feitas até dia 19 de dezembro em cada unidade. Ao todo, atualmente, são 18.648 alunos matriculados desde a educação infantil, até o programa EJA (Educação de Jovens e Adultos).

INÍCIO DAS AULAS

Escolas particulares: A partir de 31 de janeiro

Escolas estaduais: 1º de fevereiro

Escolas municipais: A partir de 4 de fevereiro

Publicidade

Veja também