As campanhas eleitorais em Presidente Prudente movimentaram até agora R$ 3 milhões, dos quais R$ 1,9 milhão de recursos públicos, o que representa 64,17%. Os recursos privados atingiram R$ 1,1 milhão, ou seja: 35,83%.
QUAIS AS ORIGENS
São dados que estavam atualizados até ontem junto à Justiça Eleitoral. Os recursos públicos são originários do Fundo Partidário e do Fundo Eleitoral. Os recursos privados são dos próprios candidatos e por doação de terceiros.
MEDINDO A FEBRE
Na busca de dados para orientações de campanhas, na reta final foram realizadas 80% das pesquisas eleitorais: as contratadas pelos próprios candidatos ou pelas de empresas de comunicação, conforme dados oficiais atualizados até ontem.
VOLUME MAIOR
A empresa maior contratante, considerando o volume de dinheiro, foi o SBT Interior, com sede em Araçatuba. Suas duas pesquisas custaram R$ 50 mil. A outra empresa foi a Rádio Tuiti, que na prática utiliza o nome CBN (afiliada) e que gastou R$ 12 mil.
VALORES VARIADOS
Embora 7 das 10 contratações foram por candidatos, os registros são por nomes de empresas. Quem mais fez o serviço foi a VS Publicidade, com três pesquisas no valor de R$ 15,6 mil. Os demais valores variaram de R$ 5,2 mil a R$ 10 mil.
80% EM SETEMBRO
Teve uma pesquisa antes do período de campanha eleitoral e outra logo no começo. As outras oito ocorreram em setembro. O custo total das 10 pesquisas, por empresas e por candidatos, atingiu R$ 99,8 mil.
INTENÇÕES DE VOTOS
Das 10 pesquisas, apenas uma foi para saber intenções de votos nos 211 candidatos a vereador. Número de atualização de ontem, excluindo 10 candidaturas que se tornaram inaptas. Portanto, inicialmente em número exato era 221 candidatos.
MAIS MULHERES
Os cinco candidatos a prefeito e os mais de 200 a vereador estão na disputa dos votos de 165.832 eleitores, cujas idades vão de 16 a 94 anos, sendo a maioria do sexo feminino: 54%. Portanto, eleitores do sexo masculino são 46%.
FAIXAS ETÁRIAS
Por faixa etária, das 20 com eleitores em Presidente Prudente, oito têm 12 mil eleitores ou mais, mas não chegam à casa dos 18 mil na tabela oficial formulada em múltiplo de seis; ou seja: 6, 12 e 18. Essas faixas são formadas por eleitores de 25 a 69 anos.
LEVA E TRAZ
Nesta última semana da campanha eleitoral, quem esteve em absoluta atuação foi um bocado de gente do time leva e traz. Para parte da classe política isso é normal. Mas, teve outro time atuando com a mesma intensidade: o da conversação.
MANDA O SANTO
Conversa de acerto de quem bate em quem, para beneficiar alguém. Portanto, não bate no adversário com a intenção de conquistar voto, mas de favorecer outro candidato. Mas não é o responsável pela pancadaria que faz a conversa; manda o santo.
BATE E APANHA
Eleição para prefeito em Prudente passa longe de polarização dos extremos ideológicos: direita e esquerda. Porém, tem algo de polarização por reflexão, que é a luz refletida em ângulo específico. Por analogia: o foco é bater, mesmo que apanhe também.