A maioria das crianças em idade escolar já está em casa curtindo as férias do meio do ano. Com mais tempo para brincar e gastar energia, elas podem passar horas na TV, no videogame, computador ou celular, o que requer dos pais uma atenção especial quanto ao consumo de energia elétrica. Além disso, a mudança de temperaturas, que faz com que o inverno na região oscile entre dias quentes e noites frias, pode impactar diretamente no valor da energia ao final do mês.
“Quando estão em aulas, as crianças passam um período maior fora de casa e fica mais fácil controlar o tempo de uso dos eletrônicos. Porém, nas férias, para não ficarem entediadas, a televisão, o tablet e videogame acabam sendo a principal diversão em boa parte do dia”, conta Fernanda da Silva, que tem três filhos entre 4 e 9 anos, que estão de férias desde a primeira semana de julho.
Já temendo um aumento na conta de energia e também querendo proporcionar experiências proveitosas aos filhos, ela criou uma rotina de atividades lúdicas como momentos de pintura em família, piquenique e brincadeiras no quintal, a fim de manter as crianças ocupadas e um pouco longe dos eletrônicos.
“Essas ideias da Fernanda são válidas e podem contribuir para a economia de energia. Porém, é importante lembrar que outros hábitos favorecem o aumento no consumo de energia, como abre e fecha de geladeira, chuveiro quente ligado por muito tempo, uso prolongado do aquecedor elétrico, ferro de passar, lavadora e secadora de roupa e forno elétrico. Ou seja, além dos eletrônicos utilizados pelas crianças, é preciso ficar atento aos demais hábitos da família”, destaca Thiago Peres de Oliveira, coordenador de Eficiência Energética da Energisa Sul-Sudeste.
Por conta disso, Thiago reforça que o desperdício de energia pode ser combatido com atitudes diárias e simples, como ensinar as crianças a “pensar antes de abrir a geladeira” e deixar na porta, à vista e altura delas, o que geralmente consomem (água, suco, iogurte etc.). Assim, o tempo de abre e fecha será mais curto, reduzindo a entrada de ar quente, que faz com que a geladeira consuma mais energia.
Outra recomendação é usar o ar-condicionado apenas quando o calor for excessivo. O mesmo vale para os aquecedores elétricos nos dias frios. Em ambos os casos, é preciso manter o cômodo fechado para evitar troca de temperaturas entre os ambientes interno e externo.
Também é importante aproveitar o tempo livre e tomar banho mais cedo. Além disso, explicar para os pequenos a necessidade de desligar o chuveiro enquanto ensaboam o corpo ou lavam os cabelos. Isso reduz o gasto de energia e de água.
E já que o assunto é férias da garotada, a Energisa reforça o alerta aos pais sobre os riscos de acidentes envolvendo crianças e eletricidade: os pequenos precisam ser monitorados o tempo todo para não colocarem plugues na boca, nem mexerem em fios ou inserirem objetos na tomada. E por falar em tomada, não permitir que as crianças utilizem celulares e tablets enquanto estão carregando e não conectar vários aparelhos juntos na mesma tomada, uma vez que pode haver uma sobrecarga, seguida de um curto-circuito e até incêndios de grandes proporções.
Por fim, para quem gosta de brincar ao ar livre, a concessionária orienta a procurar áreas abertas como campos e parques. Soltar pipas, subir em árvores ou lançar objetos perto da fiação ou equipamentos da rede elétrica pode causar acidentes graves e ainda provocar a interrupção no fornecimento de energia para milhares de pessoas.
Em caso de necessidade, a equipe da Energisa está disponível pelos canais de atendimento: site (www.energisa.com.br); aplicativo Energisa On (disponível gratuitamente para Android e iOS); WhatsApp (www.gisa.energisa.com.br) ou telefone 0800 70 10 326.