Realizado no sábado, mutirão arrecada 30 toneladas de lixo eletrônico em Prudente

Secretário municipal de Tecnologia, Helton Sapia, realça que edição deste ano teve boa adesão por parte da comunidade prudentina, tanto nos distritos como nos bairros

PRUDENTE - CAIO GERVAZONI

Data 17/06/2024
Horário 18:57
Foto: Cedida
Eletroeletrônicos em fim de vida serão processados em conformidade com todas as normas ambientais
Eletroeletrônicos em fim de vida serão processados em conformidade com todas as normas ambientais

O Mutirão do Lixo Eletrônico realizado no último sábado, em quatro pontos de coleta em Presidente Prudente arrecadou cerca de 30 toneladas de resíduos eletroeletrônicos. O montante foi recebido no Parque do Povo, e em outros três locais: Praça do João Domingos Netto; UBS (Unidade Básica de Saúde) da Ana Jacinta; e Praça CEU no Parque Alvorada. Os itens também foram recolhidos nos distritos de Prudente na última sexta-feira em Ameliópolis, Eneida, Floresta do Sul e Montalvão.

Segundo a Prefeitura, foram recebidas oito toneladas até às 10h; 15 toneladas até às 13h; e atingiu cerca de 30 toneladas ao término do evento, conforme estimado pela empresa parceira da Abree (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos), que realizou o trabalho de logística reversa. 

O secretário municipal de Tecnologia, Helton Molina Sapia, realça que a edição deste ano teve boa adesão por parte da comunidade prudentina, tanto nos distritos como nos bairros. “Muitas pessoas compareceram para descartar o seu eletroeletrônico em fim de vida”, acrescentou. Segundo o gestor da pasta de Tecnologia, foram arrecadados cerca de 50 roteadores Wi-Fi que serão enviados para o Rio Grande do Sul. 

Sapia indicou que os eletroeletrônicos em fim de vida serão processados em conformidade com todas as normas ambientais, os materiais reaproveitáveis serão transformados em matéria-prima e encaminhados de volta à indústria e os agentes contaminantes (metais pesados) receberão tratamento adequado garantindo a proteção do meio ambiente.

SAIBA MAIS
De acordo com Helton Sapia, as pessoas que não conseguiram comparecer em algum ponto de coleta do lixo eletrônico no último sábado podem escolher entre aguardar a próxima edição do evento ou levar o eletroeletrônico em fim de vida para o ecoponto do Jardim Sabará, na divisa da Rua Adelino Rodrigues Gatto com a Rua Afonso Vincoleto.

Leia mais:

Balanço parcial: em 2h, Mutirão do Lixo Eletrônico  arrecada 8 toneladas de itens

 

Publicidade

Veja também