Reajuste de 5% no vencimento básico dos servidores públicos municipais ativos e inativos do Poder Executivo, autarquias e Fundação Pública de Presidente Prudente, foi aprovado, em primeira e segunda discussões, pelos vereadores da 19ª Legislatura da Câmara Municipal, na sessão ordinária desta segunda-feira. O aumento foi recebido com insatisfação pelo Sintrapp (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Presidente Prudente e Região), que afirma que o índice corresponde a praticamente a inflação do período.
“Mais um ano, não tivemos aumento real. E o que mais causou indignação foi a demora em enviar a proposta, dificultando assim qualquer forma de mobilização”, afirma a presidente da entidade, Luciana Telles. O aumento, que não se aplica ao prefeito, vice-prefeito e secretários municipais, constou no Projeto de Lei 47/19, que informa que as despesas decorrentes da execução de tal lei correrão à conta de recursos específicos constantes de dotações orçamentárias próprias do Poder Executivo, suplementadas, se necessário.
“Mantendo o compromisso da administração e a inflação de 2024 alcançado 4,83%, decidiu-se pelo reajuste em 5%. O reajuste foi fixado com a habitual responsabilidade, posto que percentual maior poderia não ser suportado pelo Poder Público, acarretando um desequilíbrio econômico-financeiro das contas públicas”, argumentou o prefeito, Milton Carlos de Mello, o Tupã (Republicanos). “Finalmente, por tratar-se de reposição, não há necessidade de impacto financeiro, pois se tratar de uma adequação dentro do orçamento previsto para este exercício”, concluiu.