O trânsito de veículos em Presidente Prudente é sempre tema de discussão entre os usuários, sejam eles pedestres ou os próprios motoristas. Assim como em demais cidades, principalmente as de grande porte, onde o fluxo de veículos é maior, é preciso que haja mudanças físicas nas áreas urbanas e rurais não somente por parte do poder público, mas no comportamento das pessoas que utilizam as vias.
De acordo com o major da reserva, Luiz Edson de Souza, secretário municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública, quando o assunto é trânsito, um dos maiores desafios enfrentados atualmente pela pasta é desenvolver programas e campanhas de reeducação dos motoristas.
“A elevação dos índices de acidentes e autuações está diretamente ligada, principalmente, ao comportamento dos condutores”, afirma. Conforme o secretário, muitos desrespeitam as normas de trânsito e comprometem “sensivelmente” a segurança, o que coloca em risco as vidas das pessoas.
Sendo assim, foi preciso elaborar e colocar em prática programas e campanhas de educação para o trânsito para alcançar todas as faixas etárias. “Nossa cidade está crescendo e se desenvolvendo muito. Diante desta evolução, são necessárias as readequações, a fim de acompanharmos de forma eficiente e segura este crescimento”, expõe.
Segundo o titular, adequações executadas recentemente deram mais fluidez no trânsito, e o reflexo será na redução do índice de acidentes nos locais onde foram implantadas, o que proporcionará “mais segurança” aos condutores e demais pessoas envolvidas no trânsito prudentino.
Arquivo/Roberto Kawasaki - Luiz Edson cita necessidades de readequações
Apesar dessas mudanças, alguns pontos ainda precisam ser ajustados, a exemplo da implantação de mais calçadas na região central de Presidente Prudente, mais especificamente, no quadrilátero central, conforme o secretário, e a revitalização da sinalização vertical, com indicações mais precisas dos dispositivos de trânsito e indicativas de localizações.
O titular da Semob também cita outras questões como a “direita livre”, que proporcionará mais fluidez no trânsito; readequação dos dispositivos de rotatórias; redução das conversões à esquerda nas principais avenidas, o que, segundo Luiz Edson, irá melhorar a fluidez e reduzir os acidentes.
Outro assunto comentado na cidade é o transporte público municipal, que nos últimos meses foi pauta de discussão devido às paralisações em razão de atrasos salariais dos funcionários. De acordo com o secretário, é preciso que haja a readequação do sistema de transporte público, inclusive com readequação das linhas de ônibus e integração dos sistemas e terminais.
Ele ainda cita como ponto de reajuste a readequação e atualização do sistema semafórico. “Está antigo e ultrapassado, necessita de implantação de uma central semafórica, que interligue os principais semáforos da cidade”, afirma.
PROJETOS FUTUROS DA SEMOB PARA OTIMIZAR O TRÂNSITO