A Taça Paulista começa a ganhar forma e novos adeptos. Além do Corinthians de Presidente Prudente, a Ranchariense pode ser a próxima equipe da região oeste paulista a confirmar presença na competição vinculada à recém criada LFP (Liga de Futebol Paulista). O clube tem até o dia 10 de março, prazo limite para que as 32 agremiações filiadas digam sim à entidade e ao campeonato. A rodada inaugural será em Presidente Prudente, no Estádio Paulo Constantino (Prudentão) e deve ocorrer em 13 de maio.
De acordo com o presidente Emerson Augusto Passianoto, a "iniciativa" da presidente da Liga, e "as restrições que a FPF nos impõe" foram o que motivaram a equipe a se filiar. "O que nos fez tomar essa decisão foi o respaldo que já na primeira competição, a Liga vai dar para os clubes. E espero que as pessoas comecem a se mobilizar através destes modelos de competições, para fugir das tradicionais federações propõem", afirma.

Congresso técnico foi realizado na sede da Selj do Estado, com representantes dos 32 times
Entretanto, para o mandatário, é necessário um planejamento diferenciado para viabilizar financeiramente a participação, pelo fato de ser um campeonato novo. "Temos várias ideias para conseguir levantar receita, mas temos o objetivo de disputar o campeonato no profissional e sub-18", pontua. Na sexta-feira, a Liga realizou na sede da Selj (Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude) do Estado de São Paulo, o conselho técnico da competição que contou com representantes dos 32 times.
O que ficou definido
No encontro, segundo o vice-presidente Luciano Duarte, foi deliberado que todos os clubes deverão disputar as divisões de base, podendo optar em jogar o sub-14 e sub-16, ou apenas o sub-18, além do profissional. "Inicialmente não existia obrigatoriedade, porém vimos em praticamente todas as equipes um trabalho de base muito sólido e nós queremos que isso seja muito bem organizado, não queremos futebol feito de qualquer jeito", afirma.
Um detalhe interessante adiantado por Luciano é que nos 15 minutos finais de cada jogo, haverá uma mudança, que tem como objetivo ser uma marca da Liga. "O lateral poderá ser cobrado com o pé e com as mãos. Com isso, a nossa ideia é dar mais emoção para o jogo, já que aumenta a chance do time colocar a bola na área", conta.
A entidade, que é presidida pela advogada Gislaine Nunes, terá apoio institucional da Selj, que como informa a assessoria de imprensa, "busca elaborar um convênio, dentro de todos os requisitos, para que seja possível fazer o repasse para o pagamento" da taxa de arbitragem. "Nós elaboramos diversas parcerias para que os times tenham a sua situação de disputa facilitada", completa o vice-presidente da Liga.
SAIBA MAIS
Fórmula de disputa
O campeonato, que terá início em 13 de maio, segue até 3 de dezembro. No primeiro momento, em um formato regionalizado, onde as equipes serão dividas em dois grupos. Os melhores avançam para a segunda fase, onde são formadas quatro chaves. A partir daí, seguem para as quartas, semifinal e decisão. Todos em idas e voltas.
Equipes filiadas
Jaboticabal Atlético
União Suzano
Ranchariense
Head Soccer Valinhos
Stadium BR de Marília
Real Sociedade de Poloni
Atlética Araraquara
Jalesense
Nevense de Neves Paulista
Talentos 10 de Bauru
Aliança de Carapicuíba
Caieiras
Academia de São José do Rio Preto
Cafelândia
Corinthians de Presidente Prudente
Peruíbe
Paulistinha de São Carlos
Águas de Lindóia
Leões do Recanto de Itapecerica da Serra
Grêmio Ourinhos
Lins
Guariba
Concórdia de Poá
Sorea de Auriflama
Bebedouro
Arujá
Vila Nova de Borá
Grêmio São Carlense
Andreense de Santo André
Raça de Campinas
Clube Esportivo Ouroeste
Grêmio Monte Aprazível
Fonte: LFP