Já está funcionando em Rancharia - a primeira cidade no Brasil, segundo a Prefeitura - a sala de Sloyd Experience, que é um programa inovador que utiliza a marcenaria como ferramenta didática de aprendizado, visando o desenvolvimento do caráter, além do aprimoramento de habilidades. Segundo a Prefeitura de Rancharia, a iniciativa é voltada a estudantes do 4º e 5º anos da rede municipal de ensino.
O termo sloyd, deriva do sueco “slöjd” - que significa trabalho manual. De acordo com informações da administração municipal, esse projeto nasceu na Suécia e depois se espalhou para outros países. Atualmente, ele se concentra nos Estados Unidos, em Colorado. Essa metodologia de ensino já é adotada no Reino Unido, Japão, China e agora no Brasil.
Ainda de acordo com a administração, esse projeto chegou até Rancharia através da Universidade Federal do Rio de Janeiro, juntamente com a Escola Politécnica do Rio de Janeiro. O projeto, expõe o Executivo municipal, vai ser mantido por meio de doações de empresários e de outras instituições, já vinculadas a ele (projeto). É uma parceria da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, com a Sloyd Experience.
A cerimônia de inauguração da sala de Sloyd Experience será nesta segunda-feira (7), às 19h, no Teatro Municipal Laércio Boim - Vila Martins. Na ocasião, estarão presentes o cônsul Renato Pacheco e o vice-consul, Peter Johansson, ambos do Consulado da Suécia, em São Paulo.
Criada em 2019, a Sloyd Experience é uma organização sem fins lucrativos com sede em Louisville, Colorado (Estados Unidos), dedicada a fornecer uma experiência educacional autêntica para os jovens.
Por meio do ato de "trabalhar com as mãos", a iniciativa visa promover a completude educacional sendo baseada em seis competências essenciais que formam a base de sua missão: autoconfiança, limpeza, perseverança, concentração, amor pelo trabalho e resiliência.
Com o objetivo da evolução pedagógica, a Sloyd é apoiada por profissionais da educação, proporcionando aos alunos um currículo estruturado e instruções individualizadas que enfatizam o crescimento pessoal e o cultivo de habilidades para a vida.
A sala de aula funciona com um "laboratório socioemocional", com um ambiente acessível e inclusivo para uma diversidade de estilos de aprendizagem. No local, os estudantes terão a oportunidade de resolver problemas, superar erros e aprender a identificar e gerenciar emoções.
A finalidade é que a madeira seja um meio de aprendizado para os alunos. “Conforme vão aprendendo a esculpir peças na madeira, automaticamente vão esculpindo o seu próprio caráter, pois vão aprendendo a ter resiliência, a não desistir e tentar novamente”, ressalta a Prefeitura.
Em Rancharia, os alunos interessados em participar da Sloyd Experience realizaram suas inscrições previamente. O projeto já conta com 150 crianças, divididas em 14 turmas. Conforme a metodologia, em cada aula haverá, no máximo, 10 alunos para garantir a atenção individual e a segurança deles.
SAIBA MAIS
A sala de Sloyd Experience fica situada no Sítio São Luís, na Rodovia Homero Severo Lins (SP-284), no km 521.
Fotos: Leonardo Peres/Assessoria de Comunicação de Rancharia
Galpão adaptado para receber sala de Sloyd Experience