Rafael Sá: “Vejo no olhar de cada uma a emoção de superar a doença e atingir a cura!”

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 24/09/2023
Horário 06:15
Foto: Instagram
Rafael Sá diz: “Vejo no olhar de cada uma a emoção de superar a doença e atingir a cura!”
Rafael Sá diz: “Vejo no olhar de cada uma a emoção de superar a doença e atingir a cura!”

O oncologista Rafael Silva Sá destaca que a Caminhada Rosa foi um sucesso em sua primeira edição no ano passado com a participação de 700 pessoas. “Infelizmente a incidência de câncer de mama é alta. O Inca divulgou estimativa de 74 mil novos casos por ano no triênio 2023-2025 no Brasil. Esta neoplasia corresponde a cerca de 30% de todos os tipos de câncer na mulher”, exalta o médico.

A exemplo da presidente do Grupo Amigas do Peito, o médico diz que aguardam um público maior com a intenção de divulgar e estimular a prática de atividade física para as mulheres, principalmente as que venceram a luta contra o câncer de mama.

Ao ser indagado por que escolheu essa especialidade para atuar, Rafael enfatiza que ser médico é poder diagnosticar e tratar com qualidade os vários tipos possíveis de patologias que ocorrem ao longo da vida do ser humano. E a mastologia é uma especialidade ainda mais especial porque exige humanismo e cuidado com a principal figura de um lar que é a mulher, e que na maioria das vezes também é a mãe e esposa. “Eu atuo no tratamento do câncer de mama há 10 anos e para mim é muito gratificante poder colaborar com o tratamento adequado e cura na grande maioria das nossas pacientes. Vejo no olhar de cada uma a emoção de superar a doença e atingir a cura!”, exclama o médico.

Segundo ele, infelizmente algumas pacientes tem uma evolução não satisfatória da doença que na maioria das vezes vem correlacionado com o diagnóstico tardio. “Nestes casos damos todo o suporte emocional à família. A confiança na equipe médica, apoio familiar e fé são essenciais para vencer a luta contra o câncer de mama. Com o diagnóstico precoce e a modernidade do tratamento, atualmente a maioria das nossas pacientes atingem a cura e é por essa esperança que criamos força para seguir em frente nesta jornada”, acentua.

MAIOR SONHO

Rafael revela que seu maior sonho em sua carreira profissional é reduzir ao máximo o câncer de mama metastático que é o estágio mais grave a doença. “As novas terapias favorecem um melhor tratamento e maior chance de cura, mas ainda precisamos de mais. A mulher necessita de um tratamento eficaz e seguro que a cada ano novas pesquisas possibilitam menor agressividade e maior taxa de cura”, frisa. Como pesquisador, o médico diz que tem a linha de pesquisa em novas tecnologias para a cirurgia axilar do câncer de mama (linfonodo sentinela) e espera divulgar nacionalmente para que mais mulheres tenham acesso a este tipo de cirurgia (biópsia do linfonodo sentinela através da Fluorescência).

 

 

Publicidade

Veja também