Raça Santa Gertrudis tem maior número de animais na Feicorte

Julgamento nacional ocorreu nesta quarta durante feira em Prudente; grandes campeões foram o touro MR Atalla e a fêmea Urucaia da Bili

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 21/11/2024
Horário 14:05
Foto: Feicorte
Touro MR Atalla, da Fazenda Malagueta, foi consagrado grande campeão
Touro MR Atalla, da Fazenda Malagueta, foi consagrado grande campeão

Ocorreu nesta quarta-feira o julgamento nacional da raça Santa Gertrudis durante a Feicorte (Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne) em Presidente Prudente. A raça apresentou o maior número de exemplares entre todas as participantes da feira.

Para o diretor de marketing da ABSG (Associação Brasileira do Santa Gertrudis), Artur Afonso Bernardes, o retorno da Feicorte, após uma pausa de dez anos, representa mais do que um evento: é um marco na valorização da pecuária.

“Tínhamos grandes expectativas, pois o nome Feicorte é muito forte, e tudo foi superado, tanto no número de visitantes quanto na movimentação geral da feira. Para nós, é um orgulho mostrar a evolução do Santa Gertrudis, seu crescimento e sua importância como uma opção estratégica e rentável para a pecuária brasileira”, destacou.

Nos grandes campeonatos, o touro MR Atalla, da Fazenda Malagueta, foi consagrado grande campeão, enquanto Quartzo UB, das Fazendas União do Brasil, ficou como reservado grande. Nas fêmeas, a dobradinha ficou por conta das Fazendas União do Brasil, com Urucaia da Bili conquistando o grande campeonato e Shima Joehn como reservada.

“Tivemos grandes e importantes exemplos da raça Santa Gertrudis em pista. É visível a evolução da raça nesses 70 anos de Brasil, mostrando características essenciais para a pecuária moderna: funcionalidade reprodutiva e conformação frigorífica”, enfatizou o jurado dos julgamentos, Willian Koury Filho.

Os julgamentos da raça Santa Gertrudis devem retornar em abril de 2025, no evento Novilha do Futuro, que será realizado em Tietê (SP). Para a associação, a participação na Feicorte consolida a retomada de um evento crucial para a troca de experiências e melhores práticas entre criadores.

“Escolhemos a Feicorte para encerrar o ano da raça e é gratificante ver o grande movimento que superou nossas expectativas. O local é estratégico, na fronteira com grandes Estados produtores, tornando-se uma vitrine tanto para a raça quanto para os criadores. A associação tem o papel de direcionar os criadores a eventos que realmente façam a diferença”, pontuou o presidente Antônio Roberto.

Publicidade

Veja também