Os expeditenses mostram realmente que têm um bom coração. Agora a comunidade já tem programada uma Quermesse Beneficente, cuja renda será para o tratamento de Aninha, uma jovem acometida pelo “linfoma de Hodgkin”, onde existem apenas dois centros de recuperação desse tipo de câncer. Um em Curitiba (PR) e outro em Brasília (DF) sendo que a expeditense Aninha encontra-se periodicamente na capital federal.
QUERMESSE BENEFICENTE II
Sentindo o drama e a força de luta da própria paciente e de seus familiares, a quermesse foi programada tendo como local o Salão Paroquial de Santo Expedito, na praça central. Voluntários estarão presentes, prestando colaborações nos serviços para que o evento seja realmente um grande sucesso. Não apenas a população local, como todos os demais visitantes que estiverem na cidade, poderão participar da quermesse.
FESTA DO PADROEIRO
O mês de abril está sendo aguardado para a grande festa de Santo Expedito, já que as anteriores foram prejudicadas pela pandemia. Assim, a comunidade católica já completou toda a programação da festa, que compreenderá o período de 10 a 21 de abril, com missas e muitos eventos. Na próxima edição será divulgada a programação completa.
PREVISÃO
As autoridades responsáveis pelo turismo em Santo Expedito há muito vêm trabalhando no sentido de que a festa seja bem estruturada, com maior flexibilidade frente à pandemia que, infelizmente, em muito prejudicou a presença de romeiros. O Comtur (Conselho Municipal de Turismo) e a Coordenação do Turismo da cidade já estão aptas aos festejos e acreditando que tudo sairá dentro do planejado.
DUAS FESTAS
Os órgãos responsáveis pelo turismo em Santo Expedito estão atentos, pois serão duas festas. A do padroeiro das causas urgentes e também a do aniversário do município, que é também no dia 19. As festas serão distintas em suas programações: uma religiosa e outra cívica.
ALMOÇO
Os romeiros e devotos, especialmente os que chegam aos finais de semanas, elogiam sempre o almoço beneficente do domingo, oferecido depois das missas a todos, tanto do município quanto aos visitantes. Asseguram que se trata de um cardápio familiar e que, pela sua variedade, acabou caindo no gosto de todos. “Dificilmente o cardápio é repetido”, afirma um caminhoneiro que sempre está presente na promoção, cuja renda é revertida para as obras do santuário.
CARDÁPIO
Muitos romeiros e devotos que chegam a Santo Expedito participam da missa de domingo e aproveitam para participar do almoço comunitário, elogiando os responsáveis pela promoção. O cardápio sempre é divulgado e, com isso, atrai mais a atenção dos visitantes. A título de exemplo, para o domingo, foi postado no grupo Santuário de Santo Expedito, o seguinte cardápio: porco no tacho, strogonoff, arroz, feijão, macarrão, farofa e salada. Para o próximo domingo será um outro.
GRAÇAS
Luiz Augusto Lima reside em São Paulo, mas está sempre em Presidente Venceslau, em visita a familiares. Segundo ele, a esposa foi vítima da Covid-19, e tudo foi feito para curá-la. Cita ele que, após a sua recuperação, ela começou a tossir e também incomodava a todos com um pigarro persistente. Procurou médicos e alguns afirmaram que não tinha solução para esse problema, considerando-o como consequência da doença.
GRAÇAS II
Os familiares lhe deram conselhos para que pudesse ir a Santo Expedito, orar e pedir cura para o problema. Em setembro esteve no santuário, pediu muito para que a esposa se livrasse desse incômodo e, conforme assegurou, em uma semana depois de feito o pedido, “foi como tirar com a mão”. No domingo, veio participar da missa, juntamente com a esposa, a quem considera uma graça alcançada. e participaram também do almoço.
FÉ EM TROVAS
Santo Expedito me atende
E me dá toda atenção
Pois elevo os meus pedidos
Todos em formas de oração.
(José Costa)