Queimadas deixam rastro de destruição em municípios da região

Prefeita de Salmourão indica que cerca de 5 mil hectares entre vegetação, pasto e cana-de-açúcar foram consumidos pelas chamas; em Epitácio, incêndio atingiu 48.6 hectares de uma área de reserva

REGIÃO - CAIO GERVAZONI

Data 24/08/2024
Horário 11:23
Foto: Cedida
Salmourão foi um dos municípios mais afetados pelas queimadas na região de Prudente
Salmourão foi um dos municípios mais afetados pelas queimadas na região de Prudente

Municípios da região de Presidente Prudente contabilizam o rastro de destruição deixado pelas vastas queimadas, que também atingiram diversas localidades do Estado de São Paulo ao longo dos últimos dias e, principalmente, nesta sexta-feira. Das 30 cidades do Estado em alerta máximo para os incêndios, três são do oeste paulista: Salmourão, Presidente Epitácio e Lucélia. 

Em entrevista a reportagem de O Imparcial na manhã deste sábado, a prefeita de Salmourão, Sônia Cristina Jacon Gabau (PSD), informou que cerca de 5 mil hectares entre vegetação, pasto e cana-de-açúcar foram consumidos pelas chamas no município. “Graças a Deus conseguimos resgatar as pessoas que estavam nessas áreas rurais atingidas pelos incêndios e abrigamos num espaço onde ocorre o projeto de crianças e adolescentes daqui do município”, indicou a prefeita. 

Sônia Gabau também relatou que pediu ajuda a outros municípios da região e conseguiu o apoio de brigadas da Polícia Militar, da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros para controlar o incêndio, que ameaçou, inclusive, propagar-se para área urbana de Salmourão. O trabalho das equipes evitou que as chamas invadissem o novo Conjunto Habitacional Salmourão C. Até a manhã deste sábado, segundo a prefeita de Salmourão, os focos de incêndio estavam controlados. 

FOCOS DE INCÊNDIO CONTROLADOS 
EM EPITÁCIO E LUCÉLIA

A Coordenadoria de Defesa Civil de Presidente Epitácio informou que o incêndio que atingiu o município destruiu aproximadamente 48.6 hectares de uma área de reserva às margens da Rodovia Vicinal Hélio Gomes (SPV-071).  “Ontem [sexta-feira] teve alguns focos na área de reserva, queimou muito, mas as equipes conseguiram controlar”, disse o coordenador de Defesa Civil de Presidente Epitácio, Felipe Domenice, à reportagem. 

Foto:Cedida/Coordenadoria Defesa Civil de Presidente Epitácio - Área de reserva às margens da Rodovia Vicinal Hélio Gomes foi destruída pela queimada em Epitácio.

Em Lucélia, as chamas atingiram uma vasta área de vegetação nos bairros União e Mil Alqueires, na divisa com Salmourão. Na tarde de sexta, a prefeita Tati Guilhermino (PSD) encaminhou uma mensagem a Rádio Brasil, de Adamantina, no qual solicitou apoio das rádios da região para informar aos proprietários de gado ao redor do espaço atingido que liberassem seus rebanhos, em função da proximidade das chamas. Uma usina sucroalcooleira foi preventivamente evacuada. De acordo com um membro da administração do município, os focos estavam aparentemente controlados até a manhã deste sábado.  

VINDA DO GOVERNADOR À REGIÃO 

Conforme apuração de O Imparcial, estava prevista a vinda do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) para Adamantina por volta das 14h deste sábado. Pela manhã, o chefe do Executivo paulista, o coordenador da Defesa Civil do Estado, Henguel Ricardo Pereira, e demais autoridades sobrevoaram as áreas atingidas pelas queimadas nas regiões de Piracicaba e Ribeirão Preto. 

Publicidade

Veja também