Queda de energia corresponde a 84,7% das queixas
A Vale Paranapanema, também do Grupo Energisa e responsável pela concessão de energia em outras quatro cidades da região, como Rancharia, Nantes, Iepê, João Ramalho e Quatá, registrou 31.195 reclamações. Do montante, 25.953 foram relacionadas à queda da rede. A Vale administra 27 cidades que abrange também o centro-oeste paulista.
A interrupção no fornecimento de energia, famosa "queda de energia", corresponde a 84,77% das reclamações registradas em 2014 à Caiuá, administrada pelo Grupo Energisa, companhia de energia elétrica que abastece a região. Além de Presidente Prudente, a empresa também é responsável pelo abastecimento de outros 23 municípios vizinhos. Os dados foram divulgados ontem na nova edição da Ouvidoria Setorial em Números – Aspectos Técnicos e Comerciais elaborado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). De acordo com o levantamento, a empresa registrou 49.329 reclamações no ano passado. Deste total, 41.819 foram de interrupção no fornecimento.
A publicação reúne os dados da Ouvidoria Setorial da Agência em 2014, com destaque para as principais informações solicitadas e reclamações registradas pelos consumidores. Tensão no fornecimento e danos elétricos também ocupam lugar de destaque no ranking de queixas da população. A relação aponta 2.029 reclamações na tensão de fornecimento e 1.423 queixas sobre danos de aparelhos elétricos provocados pela queda de energia.
A Vale Paranapanema, também do Grupo Energisa e responsável pela concessão de energia em outras quatro cidades da região, como Rancharia, Nantes, Iepê, João Ramalho e Quatá, registrou 31.195 reclamações. Do montante, 25.953 foram relacionadas à queda da rede. A Vale administra 27 cidades que abrange também o centro-oeste paulista.
Ainda na região, o Grupo Elektro, que na região administra Pirapozinho e Estrela do Norte, aparece na pesquisa com 516.680 queixas registradas. A maioria, 416.234, é de interrupção. A Elektro tem abrangência maior que as outras companhias. Além de ser responsável por diversas cidades do Estado de São Paulo, em diversas regiões, administra também outros cinco municípios do Mato Grosso do Sul.
Questionada sobre o assunto, a Assessoria de Imprensa do Grupo Energisa informa que "tem realizado investimentos no fornecimento de energia e no atendimento à população, com o investimento na capacitação e aprimoramento de seus colaboradores para que executem suas tarefas no menor tempo possível, sempre com segurança e qualidade", expõe. Já o Departamento de Comunicação da Elektro diz que "o consumidor ganha no prazo de resposta e na solução, e 99% das reclamações foram solucionadas no primeiro nível", aponta. Informa também que investe constantemente em seus serviços.
Danos elétricos
As concessionárias de energia têm, por obrigação legal, que reembolsar o consumidor que tem seu aparelho eletrônico danificado por conta da queda de energia. De acordo com Francisco Fernandes, coordenador do Procon de Prudente, a maior vítima da interrupção de fornecimento são geladeiras. "A maioria das queixas de danos que recebemos no Procon municipal é referente a defeitos em geladeiras após quedas de energia", relata.
Fernandes explica que as companhias têm o prazo de 10 dias para solucionar o problema com o aparelho. Já no caso da geladeira, o prazo cai para 48 horas, em virtude do grau de necessidade do equipamento eletrônico nas residências. O coordenador afirma também que o índice de resolutividade por parte das empresas de energia é "alto".