Lula caiu no banheiro de sua residência oficial, o Palácio da Alvorada, e bateu a cabeça. Teve traumatismo craniano. A notícia se espalhou como rastilho de pólvora Brasil afora e, claro, também correu o mundo. Enfim, a notícia correu mais do que o atleta Alison dos Santos, como não poderia ser diferente.
Logo surgiram boatos, teoria da conspiração e outros babados. Afinal, trata-se do presidente da República. Governantes costumam esconder a verdade quando estão com algum problema de saúde, mas parece que o camarada Lula está bem e até despacha normalmente, embora não seja pai de santo. Boletins do Hospital Sírio-Libanês são tranquilizadores.
Banheiro e cozinha são os locais mais perigosos da casa, ainda mais para idosos. Será que o piso do banheiro do palácio é escorregadio? Não tem tapete antiderrapante ou coisa similar? Acho isso estranho. Citei o acidente doméstico do Lula apenas como exemplo.
A meu ver, eu, você, enfim, todos nós, corremos riscos de levar tombos dentro e fora de casa. Os azulejos parecem que tem sabão. São lisos demais ou escorregadios. Para perceber isso basta "arrastar" o sapato, ainda mais sapato de sola de couro. O sapato parece "dançar". Faça o teste. Estou exagerando nesta narrativa? Pode ser, mas convém ficar de olho onde você pisa.
Do ponto de vista da cidadania, é evidente que sempre devemos andar de cabeça erguida, enfim, manter o nariz empinado e olhando para a frente. É isso mesmo: cabeça erguida e nariz empinado. Mas repito: fique de olho onde você pisa. Caminhar faz bem para a saúde, mas não se esqueça dos obstáculos à frente.
São calçadas esburacadas, pedras, galhos de árvores e outros obstáculos. O risco de tropeçar não pode ser descartado e, de repente, vem a queda, que, como é óbvio, também pode ser causada por um problema de saúde.
Ao caminhar procure olhar para o chão. Sabe aquela história de "reconhecer o terreno?" Durante a caminhada é aconselhável baixar um pouco a cabeça para o percurso ser mais seguro. Ah, sim: emborrache a sua casa e peça para a Prefeitura fazer o mesmo nas ruas.
DROPS
No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho.
(Carlos Drummond de Andrade, poeta)
Os cães ladram e a caravana passa.
(ditado antigo)
Para enfrentar apagões os paulistanos deveriam criar peixes-elétricos e vaga-lumes.
A seca está tão braba que falta água até para os pingos nos is.
Vai construir ou reformar? Casa das Tintas, a loja do Élcio, tem as melhores tintas. Entregas em domicílio: 3907-7500 e 99132-0716. Casa das Tintas, um mundo de cores. Av. Ana Jacinta. 1.663.