Que as crianças saibam... Desde 1922, nossa arte nunca foi a mesma!

EDITORIAL -

Data 12/02/2022
Horário 04:15

A Semana de Arte Moderna, realizada entre os dias 11 e 18 de fevereiro de 1922, no Theatro Municipal de São Paulo, foi um grande marco da História brasileira. Apesar de ter provocado irritação e confusão no público presente por suas visões, o evento conseguiu revelar novos grupos e diversos artistas, como é o caso de Anitta Malfatti, Di Cavalcanti, Lasar Segall, Mário de Andrade e Oswald de Andrade, tornando a arte moderna uma realidade cultural no país.
Agora, para celebrar os 100 anos do movimento, cidades promovem diferentes programações. Em Presidente Prudente, a comemoração especial, realizada pela Secult (Secretaria Municipal de Cultura), com coordenação do artista e professor Itamar Xavier, teve início ontem e segue até amanhã. Nestes dias, os artistas de São Paulo, Strike e Preto TNA, fazem uma pintura de grandes proporções em muro localizado na Avenida Washington Luiz, em frente ao Tênis Clube. 
Ainda hoje, às 19h, haverá um bate-papo sobre a importância da Semana de Arte Moderna no Brasil e suas influências, com a participação de artistas convidados e aberto a todos os interessados. O projeto também inclui a criação das primeiras “empenas” do oeste paulista, que serão grafitadas entre os dias 20 e 27, nos prédios do CDHU do Jardim Cobral.
Na edição de ontem, divulgamos ainda uma parceria firmada entre a Secult e a Vip Outdoor, onde a empresa disponibilizará em outdoors pela cidade, desenhos feitos por crianças e adolescentes, todos alunos do Spart Cultural. Os trabalhos foram criados com foco nos artistas, poetas e escritores que mais se destacaram, além do local onde foi realizada a Semana. E surtiram grande resultado!
Conforme Carmo Malacrida, que é diretora do Spart, com o desenrolar da atividade, os pequenos puderam de fato entender o movimento e sua importância, o porquê da luta dos artistas e intelectuais paulistas para a atualização da nossa arte - que estava muito atrasada em relação à Europa -, e as mudanças de hábitos e de vida, desde então, com a modernidade. Conseguiram ainda, com os desenhos, expor seus sentimentos e emoções no papel... E, agora, se sentirem valorizados, pelo trabalho bem feito e exposto! Viva arte!
 

Publicidade

Veja também