Representantes da Defesa Civil de Quatá participaram na última semana, em Marília, da oficina preparatória para a Operação Estiagem 2023, realizada pela Defesa Civil do Estado de São Paulo. A edição de 2023 contará com 15 oficinas presenciais que serão realizadas em todas as regiões do Estado entre os meses de abril e maio.
Durante as oficinas, os agentes municipais receberão intenso treinamento prático. Os treinamentos são aplicados por uma equipe volante da divisão de capacitação para os agentes e gestores do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil, para atuação efetiva durante o período de estiagem, com vistas à redução dos incêndios florestais.
A capacitação é dividida em duas etapas: na fase teórica os alunos aprendem sobre o acionamento do Plano de Contingência para o período de estiagem e o Pame (Plano de Auxílio Mútuo em Emergência), monitoramento da URA (umidade relativa do ar) e inserção de dados no Sidec (Sistema Integrado de Defesa Civil), protocolo de acionamento de aeronaves e crimes ambientais relacionados a incêndios.
Na fase prática são ensinadas técnicas de combate direto e indireto a incêndios em coberturas vegetais, e o correto uso dos equipamentos e regras de segurança para deslocamento na mata. Para os municípios que concluem as duas fases da oficina e cumprem os critérios estabelecidos nas normas da Defesa Civil é fornecido, de forma gratuita, os kits de estiagem, contendo equipamentos para combate a incêndio em cobertura vegetal.
Nesse treinamento, Quatá contou com a presença do Coordenador da Defesa Civil Michael Mendes dos Santos, do diretor de Trânsito, Devair Flores de Souza, do técnico de Segurança, Eliezer Alves da Silva, e de funcionários da Defesa Civil Municipal: Luiz Antônio Ribeiro Filho, Rogério Soares da Costa, Isaias Alves Gomes.
Para prevenir e combater as queimadas florestais, a Defesa Civil desenvolve anualmente a Operação Estiagem, com início no dia 1º de junho, acompanhando a fase vermelha (mais crítica) da Operação Corta-Fogo, que é desenvolvida pela Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente e Logística, com apoio da Defesa Civil do Estado e outras instituições ligadas à Secretaria de Segurança Pública, como o Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental e Comando de Aviação da Polícia Militar.
Ao longo da Operação Estiagem a Defesa Civil do Estado também desencadeia planos de contingência, de acordo com as recomendações de órgãos internacionais (de saúde, meteorologia e de Proteção e Defesa Civil), nas regiões mais suscetíveis aos problemas decorrentes da seca, por meio do monitoramento da umidade relativa do ar, pelo Núcleo de Gerenciamento de Emergências, 24 horas por dia. E dependendo das proporções do incêndio, ajuda na contratação de empresas para combate aéreo.
Foto: Cedida
Oficina preparatória para a Operação Estiagem 2023 ocorreu em Marília