Quatá participa de oficina preparatória para Operação Estiagem da Defesa Civil do Estado

Oficinas ensinam técnicas de combate direto e indireto a incêndios em vegetação e o uso correto de equipamentos de segurança

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 19/04/2023
Horário 07:15
Foto: Cedida
Defesa Civil de Quatá participa de treinamento para Operação Estiagem 2023 realizada pela Defesa Civil do Estado de São Paulo
Defesa Civil de Quatá participa de treinamento para Operação Estiagem 2023 realizada pela Defesa Civil do Estado de São Paulo

Representantes da Defesa Civil de Quatá participaram na última semana, em Marília, da oficina preparatória para a Operação Estiagem 2023, realizada pela Defesa Civil do Estado de São Paulo. A edição de 2023 contará com 15 oficinas presenciais que serão realizadas em todas as regiões do Estado entre os meses de abril e maio. 
Durante as oficinas, os agentes municipais receberão intenso treinamento prático. Os treinamentos são aplicados por uma equipe volante da divisão de capacitação para os agentes e gestores do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil, para atuação efetiva durante o período de estiagem, com vistas à redução dos incêndios florestais.

Teoria e prática

A capacitação é dividida em duas etapas: na fase teórica os alunos aprendem sobre o acionamento do Plano de Contingência para o período de estiagem e o Pame (Plano de Auxílio Mútuo em Emergência), monitoramento da URA (umidade relativa do ar) e inserção de dados no Sidec (Sistema Integrado de Defesa Civil), protocolo de acionamento de aeronaves e crimes ambientais relacionados a incêndios.
Na fase prática são ensinadas técnicas de combate direto e indireto a incêndios em coberturas vegetais, e o correto uso dos equipamentos e regras de segurança para deslocamento na mata. Para os municípios que concluem as duas fases da oficina e cumprem os critérios estabelecidos nas normas da Defesa Civil é fornecido, de forma gratuita, os kits de estiagem, contendo equipamentos para combate a incêndio em cobertura vegetal.
Nesse treinamento, Quatá contou com a presença do Coordenador da Defesa Civil Michael Mendes dos Santos, do diretor de Trânsito, Devair Flores de Souza, do técnico de Segurança, Eliezer Alves da Silva, e de funcionários da Defesa Civil Municipal: Luiz Antônio Ribeiro Filho, Rogério Soares da Costa, Isaias Alves Gomes. 

Operação Estiagem

Para prevenir e combater as queimadas florestais, a Defesa Civil desenvolve anualmente a Operação Estiagem, com início no dia 1º de junho, acompanhando a fase vermelha (mais crítica) da Operação Corta-Fogo, que é desenvolvida pela Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente e Logística, com apoio da Defesa Civil do Estado e outras instituições ligadas à Secretaria de Segurança Pública, como o Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental e Comando de Aviação da Polícia Militar.
Ao longo da Operação Estiagem a Defesa Civil do Estado também desencadeia planos de contingência, de acordo com as recomendações de órgãos internacionais (de saúde, meteorologia e de Proteção e Defesa Civil), nas regiões mais suscetíveis aos problemas decorrentes da seca, por meio do monitoramento da umidade relativa do ar, pelo Núcleo de Gerenciamento de Emergências, 24 horas por dia. E dependendo das proporções do incêndio, ajuda na contratação de empresas para combate aéreo.

Foto: Cedida

Oficina preparatória para a Operação Estiagem 2023 ocorreu em Marília

Publicidade

Veja também