A Câmara aprovou nesta semana requerimento da vereadora Miriam Brandão (Patriota) que solicita providências e informações do Poder Executivo sobre quartos separados para homens a mulheres na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Zona Norte.
SEM PRIVACIDADE
Conforme a vereadora, homens e mulheres ficam internados no mesmo quarto, interferindo na privacidade deles e delas. A UPA da Zona Norte fica no Jardim Guanabara, um dos bairros mais antigos dessa região da cidade.
FILA DA CROSS
Na manifestação em justificativa, Miriam disse saber que UPA não é local de internação, mas o sistema municipal de saúde precisa cuidar de pacientes na fila da Cross (Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde).
EDUCAÇÃO INFANTIL
Aprovado pela Câmara requerimento do vereador Douglas Kato (PTB) que solicita ao prefeito Ed Thomas (sem partido) a realização de estudos técnicos visando à abertura de vagas de tempo integral na educação infantil, na zona oeste.
DEMANDA POR VAGAS
O vereador argumenta que a Creche Vicente Palloti, conhecida como creche Lar dos Meninos, encerrou as suas atividades e na região em que estava localizada há uma grande demanda por vagas para o período integral.
UMA POSSIBILIDADE
Douglas cogita a possibilidade de uso da antiga creche, cujo nome oficial era Centro de Educação Infantil São Vicente Palloti, mantido pelo Lar dos Meninos por 22 anos e que encerrou suas atividades em 2020; por questões financeiras.
SEGURANÇA PÚBLICA
A Câmara aprovou projeto do prefeito Ed Thomas sobre convênio com o governo estadual, por meio da Secretaria de Segurança Pública, para a cessão de servidores prestarem serviços na Polícia Civil. Aprovação unânime.
NÃO ACEITAÇÃO
O vereador William Leite (MDB) manifestou repúdio ao Estado e ao país sobre cessão de servidores municipais; lamentando ter que aprovar tal pedido e dizendo que o Estado tem batido recorde de arrecadação.
ESTADO AUSENTE
O vereador Douglas Kato manifestou indignação pelo fato da Prefeitura acabar assumindo responsabilidade que é do Estado, dizendo que o governo está transferindo responsabilidade para o município.
RESPOSTA RÁPIDA
Para o vereador Demerson da Saúde (PSB), o Estado deveria assumir a sua responsabilidade. Contou que o pedido era de quatro servidores e a Prefeitura está liberando dois. Elogiou a Polícia Civil, dizendo ser instituição que dá resposta rápida.
LOCAL DE APOIO
Outro projeto do prefeito aprovado pelos vereadores foi o da alienação por doação de prédio de 1,9 mil m², no Jardim das Rosas, para a AAPC (Associação de Apoio ao Portador de Câncer).
PINGOS NOS IS
Dia desses, o Plantão citou que o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) esteve duas vezes na região, em Dracena e Adamantina; quando na verdade foram três, pois esteve em Presidente Prudente também.