O Instituto Envolverde, em parceria com a Fundação Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo) e com apoio do gabinete do deputado Mauro Bragato (PSDB), realizará nesta quarta-feira, no Dia Mundial do Meio Ambiente, o quarto evento do projeto "Diálogos do Pontal - Agenda para o Desenvolvimento Sustentável", que vai debater o panorama atual e futuro da região do Pontal do Paranapanema sob o prisma dos ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) 8, 9, 10 e 12 - todos focados na dimensão econômica.
O diálogo acontecerá virtualmente e estão confirmadas as presenças de Ana Paula Setti, secretária Desenvolvimento Econômico de Presidente Prudente; José Carlos Cavalcante, gerente regional do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas); Vania Cristina da Silva, presidente da BPW-PP (Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Presidente Prudente); e Marcos Eduardo Nomura, vice-presidente da UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e Região). A mediação do diálogo será dos presidente e vice-presidente do Instituto Envolverde, Dal Marcondes e Reinaldo Canto.
A transmissão ocorrerá das 19h às 21h pelos canais www.youtube.com/Envolverdeoficial, facebook.com/envolverde e linkedin.com/company/envolverde. Não é necessário inscrição prévia.
A iniciativa "Diálogos do Pontal - Agenda para o Desenvolvimento Sustentável" inclui a organização de cinco eventos para debater o desenvolvimento da região do Pontal do Paranapanema na perspectiva dos 17 ODS da ONU (Organização das Nações Unidas). O conteúdo dos debates se somará ao resultado de um amplo estudo realizado pelo Instituto Envolverde em uma publicação que será lançada no segundo semestre de 2024.
Os "Diálogos do Pontal" têm o objetivo de produzir conhecimento e estabelecer um intercâmbio entre gestores públicos e especialistas nos diversos campos das políticas públicas de desenvolvimento sustentável, regularização fundiária, redução das desigualdades e fortalecimento institucional, visando a identificação, diagnóstico e sugestões para o aprimoramento das soluções de desenvolvimento para a região do Pontal do Paranapanema.
“Os três primeiros encontros já realizados foram riquíssimos em conteúdo e pudemos promover a conexão entre iniciativas positivas de diferentes âmbitos, mostrando que a iniciativa do Diálogos do Pontal pode contribuir significativamente para o desenvolvimento da região e levar o Pontal rumo a um modelo de sociedade mais justa e sustentável”, comenta Dal Marcondes, presidente do Instituto Envolverde.
“Neste último evento online, iremos discutir questões fundamentais dos ODSs envolvendo o desenvolvimento econômico. Sem que eles atinjam suas metas, muitos outros ODSs nas dimensões sociais e ambientais podem ficar comprometidos", complementa Reinaldo Canto, vice-presidente do Instituto Envolverde.