Quaresma: tradição que impulsiona consumo de peixe 

Em alguns locais de venda de pescados em Prudente, preço de produtos teve aumento

PRUDENTE - Cassia Motta

Data 07/03/2025
Horário 07:10
Foto: Freepik
Quaresma faz crescer consumo de peixes
Quaresma faz crescer consumo de peixes

A Quaresma é o período de 40 dias que antecede a Páscoa e, durante esse tempo, muitas pessoas optam por deixar de consumir a carne vermelha, em ato de reflexão e penitência. Como resultado, o consumo de peixe tende a aumentar, já que é visto como uma alternativa permitida durante esse período. E a Semana Santa é considerada o “Natal” para as peixarias e supermercados que vendem pescados.

A Distribuidora Senhor Filé, de Presidente Prudente, que atende atacado e varejo, já espera um aumento significativo nas vendas. Segundo o gerente Willian Gabriel da Costa Lima de Moura, nessa época do ano a procura pelos pescados praticamente dobra. “Na verdade, a procura pelo peixe já vem aumentando nos últimos tempos, por ser um alimento rico em nutrientes. Mas, durante a Quaresma e, principalmente, na Semana Santa, a procura é bem maior”.

De acordo com o gerente, os pescados mais procurados geralmente são filé de tilápia, camarão, salmão, bacalhau, pacu e sardinha. “Em relação aos preços está dentro da normalidade, exceto os peixes de água salgada, cujos preços variam de acordo com a tabela de importação e exportação”.

Na Peixaria Recanto do Peixe, localizada no Jardim Santana, em Prudente, o proprietário Fabiano Silva disse que o aumento nas vendas nesse período chega a 60% em relação a épocas normais do ano. Pela experiência, Fabiano afirma que os pescados mais procurados pelo consumidor são pintado em posta, pacu inteiro e filé de tilápia.

Já o gerente de compras do Supermercado Nagai, em Prudente, José Roberto Jardi de Souza, acredita no aumento das vendas. “A expectativa é muito grande. O calendário da Quaresma deste ano contribui para isso, já que haverá dois inícios de mês [março e abril]”.

Nesse período, José Roberto acredita em um crescimento nas vendas de pescados como filé de merluza, filé de tilápia, sardinha, bacalhau, posta de tilápia, salmão, camarão, entre 30% e 50%. “Em média, o preço dos pescados congelados subiu de 5% a 10%. Já o bacalhau salgado, o aumento foi maior, de 15% a 20%, já que é influenciado pelo dólar”.

Fotos: Cedidas


No Senhor Filé, estoques de camarão e sardinha, além de outras variedades de pescados, já são procurados


Na Peixaria Recanto do Peixe, pescados mais procurados são filé de tilápia, pacu inteiro e pintado em posta

Publicidade

Veja também