"Então é Natal?". Dezembro nem tinha chegado, e as pessoas já estavam pesquisando sobre qual o dia certo para montar a árvore de Natal e se preparando para as festividades de final de ano.
Dados do Google Trends mostram que, nos últimos cinco anos, os brasileiros têm essa dúvida sempre no início de novembro. Existe, sim, uma data tradicional para montar a árvore: o primeiro dia do Advento, um período do calendário cristão que antecede o Natal e começa no quarto domingo antes do dia 25 de dezembro.
Em 2024, a data correta será neste domingo, 1º de dezembro, e o Advento - a palavra vem do latim adventus, ou chegada - terminará na véspera de Natal, que cairá em uma terça-feira. Esse período litúrgico representa para os cristãos a preparação para a celebração do nascimento de Jesus Cristo.
No entanto, a montagem da árvore não precisa seguir uma regra fixa e pode ser feita de acordo com o desejo de cada família. Isso fica claro ao ver os famosos como as atrizes Carla Diaz e Grazi Massafera exibindo suas decorações antes do esperado.
No blog O Curioso da Folha de S.Paulo, é explicado que a maioria das versões sobre a tradição de celebrar a data ao redor de uma árvore indica a Alemanha como seu país de origem. A versão mais aceita atribui a novidade ao padre Martinho Lutero, líder da Reforma Protestante. Ele teria montado um pinheiro enfeitado com velas em sua casa para mostrar às crianças como seria o céu na noite do nascimento de Cristo.
Além disso, a tradição foi popularizada na Inglaterra pela família real, especialmente pelo príncipe Albert, marido da rainha Vitória, que decorou uma árvore de Natal para sua família, e essa tradição logo se espalhou por todo o país.
Tradicionalmente, desmonta-se a árvore de Natal no dia 6 de janeiro, Dia de Reis, data que marca o dia em que, segundo a tradição cristã, os três Reis Magos foram ao encontro do menino Jesus. Por isso, a data representa o fim das comemorações natalinas.