Olá! Começo a coluna de marketing digital de hoje abordando um tema muito importante na sua estratégia de posicionamento digital: o feed do instagram. Tenha isto em mente: o feed é uma vitrine. É como se fosse a vitrine de uma loja física ou a página principal de um site. Pense: o que seu feed está vendendo sobre você? Quando pensar em feed substitua por comunicação visual do seu produto, da sua marca, do seu negócio.
A comunicação visual revela a identidade da sua marca, seus valores, suas preferências, o que te diferencia da concorrência, sua personalidade. Isso é extremamente relevante para gerar uma conexão com a sua audiência. Trabalhar a sua comunicação visual é uma ferramenta poderosa de posicionamento de mercado, para atrair pessoas que se identificam com sua marca, produto ou negócio, gerar conexões e, por consequência, vendas.
Dentro dessa perspectiva, você pode estar se perguntando: ter um feed todo arrumadinho, organizado, é importante? Sim, é importante por que algo organizado reflete preocupação da empresa com detalhes – e detalhes são importantes. Também passa credibilidade e ajuda a comunicar a mensagem de forma clara. Outro fator importante é em relação a psicologia das cores. Um feed bagunçado, sem uma definição de padrão, de cores, de tipografias, gera ansiedade nas pessoas e acaba afastando o público. A estética reflete, sim, nas interações. Portanto, artes bem feitas, fotos bonitas e com boa resolução, vídeos bem editados, com áudio e imagem de qualidade, são fundamentais.
Não! Não precisa ter um alto grau de perfeição para começar a divulgar sua marca nas redes sociais. O mais importante é fazer, agir. Depois, melhore aos poucos até atingir um grau maior de excelência. O mais importante é dar conteúdo. Se a estética lhe impedir de divulgar seu conteúdo, não trave por conta disso. Faça o melhor que você pode fazer de forma simples com o que você tem, com os recursos que tem. A simplicidade é o melhor caminho para uma boa comunicação visual. Pense no que pode fazer de forma simples: e, depois, aperfeiçoe! Gostou da coluna de hoje? Entre no meu instagram (@mariaferrioficial) para ver mais dicas. Até a próxima coluna!