Quais são os benefícios da meditação para a saúde mental e física?

Técnica geralmente é usada por pessoas que querem compreender a maneira como agem, reagem e enfrentam os problemas

VARIEDADES - Cassia Motta

Data 27/10/2024
Horário 05:07
Foto: Cedida
Professora Janaine Dainá
Professora Janaine Dainá

Com a rotina corrida que muitas pessoas mantêm atualmente, há momentos em que é necessário focar a atenção para si mesmo, a fim de regular todo o corpo. Diante desta realidade, uma técnica, que muitas pessoas procuram é a meditação.
A prática, em um primeiro momento, até pode parecer complexa para alguns, já que requer muita concentração e atenção. No entanto, aprendê-la não implica grandes dificuldades e, ao torná-la parte da rotina, “mergulhar” nessa conexão consigo mesmo e com o presente, passa a ser cada vez mais fácil.

Dulce Covolo Scarbottolo, professora de Yoga e idealizadora do Espaço de Yoga Shanti, em Presidente Prudente há 20 anos, explica que yoga, meditação, respiração, filosofia do yoga andam juntos. “Em nossas aulas todos esses aspectos são trabalhados. O que almejamos conquistar é ter a capacidade de observar nossos padrões de pensamentos, o que nos levará gradativamente ao nosso autoconhecimento. Diante disso, pode-se dizer que um dos benefícios da prática regular de meditação é, ter a mente um pouco menos agitada para que diante dos acontecimentos do dia a dia, tenhamos mais clareza para agir com atenção e consciência em detrimento de ações automáticas e reativas”, explicou Dulce, que divide o Espaço de Yoga Shanti com outras duas professoras: Catarina Covolo Scarabottolo e Janaine Dainá, que oferece aulas de yoga e meditação, e também atendimentos de Reiki.
A profissional ressalta que a meditação e/ou yoga, é uma prática voltada para a mente e para o desenvolvimento pessoal, realizada por meio do corpo físico. “De brinde, temos o benefício físico como melhora da flexibilidade, mobilidade, força muscular e pode diminuir dores musculares. No entanto a prática vai muito além das questões físicas. O nosso corpo é um meio, um caminho, e que certamente terá benefícios com a prática”.

Despertar espiritual
A professora de yoga-meditação, Thalita Neves, pratica yoga há sete anos, e há três começou a dar aulas. Ela conta que o yoga surgiu depois de um despertar espiritual, que a conduziu a um processo de autoconhecimento. “Eu sentia a necessidade de me conectar mais com o meu corpo, entender suas reais necessidades e buscar mais saúde física. Quando comecei a praticar, percebi que o yoga oferecia muito mais que isso, por ser uma filosofia de vida, eu tinha a oportunidade de me conhecer melhor em vários aspectos, isso se alinhou perfeitamente com meu momento de vida, onde eu buscava o autoconhecimento”, ressaltou Thalita. 
Para Thalita, os benefícios do yoga-meditação, são os mais diversos, dependendo da disponibilidade e nível de prática de cada um. “A meditação traz mais equilíbrio mental e emocional, traz mais clareza mental, somente uma mente tranquila pode acessar as melhores respostas e soluções, por isso seus efeitos se refletem na vida prática, te possibilita fazer melhores escolhas e tomar melhores decisões e isso muda destinos”. 

Frequência
A meditação é algo que todo mundo pode fazer. A professora Thalita costuma dizer que “a meditação é como um músculo, quanto mais você pratica, mais colherá seus benefícios”. No entanto, ela ressalta que é mais interessante manter uma constância, mesmo que seja de poucos minutos por dia, todos os dias, do que ficar duas horas meditando em um só dia na semana.


Dicas para quem nunca fez e deseja começar a meditação
A professora Dulce explica que o ideal seria iniciar a meditação com a condução de um professor, para que aos poucos a pessoa crie autonomia em suas práticas. Se não for possível, ela deixa aqui algumas dicas para quem deseja iniciar: 
- iniciar com algumas respirações profundas e conscientes
- espreguiçar-se, fazer movimentos leves e de maneira livre com o corpo ou alongamentos leves, seguido de alguns segundos em silêncio sentado no chão ou na cadeira, em pé ou deitado.


Para quem quer fazer meditação em casa
A professora Thalita dá algumas orientações para quem quer fazer meditação em casa, durante os intervalos do dia a dia. “Comece com 5 minutos por dia, pode ser aqueles últimos minutos antes de adormecer ou ao acordar, depois vá aumentando esse tempo aos poucos. Não existe um lugar ideal, nem momento ideal, o que existe é a vontade real de mudar e se transformar, para ter mais qualidade de vida”. 

 


Benefícios para quem faz
A psicóloga Silvia de Siqueira, há 20 anos faz yoga com a professora Dulce. Começou por desejar conhecer a prática. “Os benefícios são muitos como equilíbrio emocional, cognitivo (atenção, concentração), imagem corporal, biológico, pois não tive sintomas da menopausa. E diante das preocupações aprendi a meditação, o que alivia a mente e o corpo. A ansiedade é controlável, com a prática”.


Professoras Catarina (esquerda) e Dulce Covolo Scarabottolo 


Yoga-meditação traz benefícios para mente e corpo


Professora Thalita Neves


Yoga-meditação traz equilibrio emocional e mental


 

Publicidade

Veja também