"Capelinha de Melão, é de São João, é de cravo, é de rosa, é de manjericão. São João está dormindo, não me ouve não, acordai, acordai, acordai João...". "Olê, olá, vem pro arraiá correndo que a festa vai começar. Olê, olá, a festança está bonita e todo mundo vai gostar...". É nesse clima das tradicionais canções juninas, que a Prefeitura Presidente Prudente, através da Secult (Secretaria Municipal de Cultura), convida quadrilhas e grupos que desenvolvam a cultura musical, dança e/ou teatral nordestina, para se inscreverem no 3º Arraiá do Matarazzo.
O evento, gratuito, será em duas noites, na terceira semana de julho, 17 e 18 (sexta-feira e sábado), a partir das 19h e previsão de término à meia-noite. A expectativa dos organizadores é de receber 10 mil pessoas nos dois dias.
Toda uma teatralidade presente na quadrilha do Animados pela Fé
De acordo com o produtor cultural Adolfo Tiago Ferreira Lima, membro da organização, desde a primeira edição o espaço já era aberto para a atividade, porém, neste ano, o que a secretaria deseja é potencializar a participação dessas atrações.
Segundo ele, tanto na primeira, quanto na segunda festa, apenas o grupo Animados pela Fé, da Paróquia São Pedro, localizada na Vila Flores, se apresentou. E já confirmou presença para este ano também. "Recebemos outras manifestações, que esperamos confirmar. Queremos difundir o que já foi forte por aqui . Embora não seja um festival, o desejo maior é de trazer de volta a alegria desses grupos", salienta o produtor.
Novidade
Lima destaca que além de muita alegria, uma coisa bacana e que pode ser classificada como uma boa novidade é a participação maior de entidades assistenciais encabeçadas pela Feapp (Federação das Entidades Assistenciais de Presidente Prudente). Quase 20 já confirmaram presença e estarão comercializando em suas barracas diversas delícias típicas, onde 100% da renda obtida serão para benefício próprio.
No local, além das atrações esperadas pela organização, o ambiente será animado na sexta-feira (17) pelo grupo Quatrilho e no sábado (18) por Edir Noya. Brinquedos infláveis e cama elástica estarão montados para as crianças. E o melhor: amendoim, pipoca e quentão de graça.
Importante
O produtor reforça que não necessariamente tem que ser quadrilha, mas qualquer grupo desde que apresente dança típica originária do Nordeste. Para isso, é preciso entrar em contato com antecedência para que a organização elabore toda a programação.
"Se compararmos aos demais anos, esta será uma festa maior em estrutura e qualidade. Queremos que todos possam de fato se divertir com suas famílias, seus amigos. Enfim, chame toda a sua turma e se programe para o nosso arraia, que parece tão longe, mas está tão perto", convida.
serviço
PARA PARTICIPAR
Grupos interessados em participar devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Cultura, no Centro Cultural Matarazzo oupelo telefone 3226-3399, com Adolfo Tiago Ferreira Lima.