Público de Feira de Profissões de universidade ultrapassa 11 mil visitantes

Mais de 210 escolas marcaram presença entre 32 estandes montados no Salão do Limoeiro, no campus 2 da Unoeste, com objetivo de conhecer formações oferecidas pela instituição

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 20/09/2024
Horário 16:44
Foto: Ector Gervasoni
Feira de Profissões da Unoeste teve recorde de público neste ano
Feira de Profissões da Unoeste teve recorde de público neste ano

A Feira de Profissões 2024 da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) encerrou sua maratona de cinco dias com recorde de público. Dando ênfase ao tema “Orientação profissional em foco”, o evento se desenhou ao longo da semana como uma oportunidade para os estudantes de escolas públicas e privadas, além do público em geral, explorarem a fundo o universo de profissões, além das instalações e o ambiente acadêmico da universidade.

Ao todo, foram mais de 11 mil visitantes, proporcionando aos participantes uma visão abrangente sobre as possibilidades de carreira e formação oferecidas pela instituição.

Com uma estrutura diferenciada de anos anteriores, inclusive na recepção aos ônibus que traziam as escolas para o campus 2, a feira permitiu aos participantes explorar mais de 80 oficinas práticas em diversas áreas do conhecimento. Entre elas, a atividade de orientação profissional e de carreira, oferecida pelo curso de Psicologia, e que foi amplificada neste ano, atendendo a milhares de alunos.

Mais de 210 escolas de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná visitaram os 32 estandes montados no Salão do Limoeiro. Estes espaços apresentaram mais de 100 possibilidades de cursos oferecidos pela universidade nas modalidades presencial e a distância.

Além de alunos, professores e comunidade em geral, representantes institucionais da Unoeste também prestigiaram e visitaram a feira, entre eles, o diretor da Apec (Associação Prudentina de Educação e Cultura), Augusto Cesar de Oliveira Lima; o pró-reitor acadêmico José Eduardo Creste; o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Ação Comunitária, Adílson Eduardo Guelfi; e o pró-reitor administrativo, Guilherme de Oliveira Lima Carapeba. Os atletas Ariane Sorriso (lutadora de UFC) e Lucas Porto (lutador de jiu-jitsu e acadêmico do curso de Fisioterapia da Unoeste) também visitaram o local.

Reconhecimento institucional

O pró-reitor acadêmico José Eduardo Creste fez questão de destacar que este tipo de evento realizado pelo Departamento de Marketing da instituição e que mobiliza todos os cursos é indispensável para estudantes que buscam clareza sobre suas futuras trajetórias profissionais.

“O contexto da feira é de uma importância significativa para todo mundo. Numa imersão rápida, os jovens têm a oportunidade de conhecer as várias profissões. É um papel de extensão que a Unoeste faz, levando informações e esclarecimentos de uma forma muito aberta a todos que se inscreveram”, destacou.

Creste também fez questão de parabenizar os acadêmicos da Unoeste que se inscreveram para serem monitores no apoio da organização e nos estandes de cada curso. “É aquela experiência de fazer parte de um processo, de uma missão, de trabalhar e ajudar outras pessoas, estar envolvido na prática. E eles amam esse universo da prática. Cada aluno representou um curso, uma unidade profissional na vida dele, e pôde passar isso para outras pessoas que tenham interesse também”, afirmou.

Ele agradeceu ainda aos professores do ensino médio que, ao longo dos cinco dias, acompanharam seus alunos durante as visitas na feira. “Nós entendemos que o professor do ensino médio é uma referência para os estudantes. Em nome da reitoria, agradecemos a cada um deles por terem aceito esse convite. Ao trazerem seus alunos para dentro da Unoeste, eles oportunizam a chance de conhecerem um outro ambiente, o pós-ensino médio. Aquela possibilidade de você melhorar a sua vida, continuando seus estudos por meio do ensino superior. A Unoeste abre suas portas para isso anualmente e eu quero parabenizar e aplaudir esses professores que sempre aderem à essa proposta”, concluiu.

Expectativas superadas

O diretor de Marketing da Unoeste, Bruno Dias, faz um balanço extremamente positivo dessa edição de 2024. “Encerramos a semana nesta sexta-feira com o sentimento de dever cumprido. A Unoeste cumpre mais uma vez a sua missão de levar conhecimento e educação e apoiar os jovens que estão num momento tão decisivo da vida deles, que é o da decisão de carreira. O sentimento é de gratidão: agradecimento especial a todos os nossos professores da Unoeste; aos mais de 3 mil monitores que participaram ativamente dentro do evento; a todos os funcionários da Unoeste que trabalharam direta e indiretamente para que o evento acontecesse da melhor maneira possível; aos patrocinadores que confiaram no projeto, sendo eles o Supermercados Estrela, a empresa de transportes Andorinha e a Experimento Intercâmbio Cultural; e às escolas que confiaram na universidade e entregaram seus alunos para viverem essa experiência. Foram mais de 210 escolas que aqui estiverem e a gente sabe o desafio que é para o deslocamento. Então essa grande quantidade mostra um trabalho de confiança”, analisou.

Publicidade

Veja também