Psicólogo fala sobre autoconhecimento, terapia on-line e psicologia analítica

SINOMAR CALMONA

O psicólogo, Antônio Marcos de Oliveira

COLUNA - Sinomar

Data 22/04/2025
Horário 05:15

Formado pela Unesp de Assis e atualmente mestrando em Filosofia pela Unesp de Marília, o psicólogo, Antônio Marcos de Oliveira, compartilhou sua trajetória na psicologia analítica, os benefícios da terapia on-line e a importância do autoconhecimento para a saúde mental. Antônio Marcos destacou que a escolha pela psicologia surgiu da busca por autoconhecimento e da identificação com a área. "A psicologia casou com minha personalidade, pois sempre tive um olhar voltado para dentro", afirmou. Ele também ressaltou o crescimento da demanda por terapia devido ao aumento de transtornos emocionais, como ansiedade e depressão, e enfatizou que a psicologia não é apenas para crises, mas também para prevenção e reflexão pessoal. Atualmente, o psicólogo desenvolve uma pesquisa sobre teorias das emoções, comparando perspectivas das neurociências, Freud e Platão – este último, segundo ele, tem mais afinidade com as ideias de Carl Jung, fundador da psicologia analítica.

Terapia on-line: flexibilidade e cuidados
Com a popularização da terapia virtual pós-pandemia, Antônio Marcos explicou como funciona o atendimento on-line, realizado via Google Meet, WhatsApp ou outras plataformas. "Há vantagens, como a comodidade de não precisar se deslocar e a flexibilidade de horários", disse. Ele atende até às 21h, de segunda a sábado, e reforça a importância de um ambiente reservado para garantir o sigilo. Para quem tem receio de buscar terapia, especialmente no formato on-line, o psicólogo tranquiliza: "O sigilo e a ética são os mesmos do presencial. A resistência muitas vezes vem do medo de lidar com feridas emocionais, mas a terapia é um espaço seguro, seja qual for a modalidade".

O que é psicologia analítica?
Antônio Marcos explicou que, no Brasil, as abordagens mais conhecidas são a psicanálise freudiana e as terapias comportamentais, como a TCC. Já a psicologia analítica (ou junguiana) é menos difundida, mas ganha relevância por explorar conceitos como o inconsciente coletivo, simbolismo e análise de sonhos – temas que, segundo ele, hoje são corroborados por neurociências e psicologia evolutiva.
"É uma abordagem profunda, que investiga o inconsciente e dialoga com descobertas científicas recentes", afirmou. Para ele, o mais importante é que cada pessoa encontre a terapia e o profissional com que mais se identifica.
O psicólogo, Antonio Marcos, parte da equipe multidisciplinar do @ideaprudente, (Instituo de Desenvolvimento e Aprendizagem), que conta com fonoaudiólogos, psicopedagogas e neuropedagoga - na Rua José Tognoli, 255 - Presidente Prudente.  Ele está disponível para atendimentos e dúvidas pelo Instagram @psi.antoniomarcos ou pelo telefone (18) 99741-6393. 

RAPIDINHAS
...
Hoje é o dia do descobrimento do Brasil, da FAB (Força Aérea Brasileira) e Dia da Comunidade Luso-Brasileira.
...
A Escola Monsenhor Sarrion completa 54 anos.
...
Calma! Não vá logo acionando a buzina assim que o sinal fica verde. O motorista que está na frente tem de engatar a primeira marcha antes de dar a largada.
...
Grael + é a agência que administra os canais @sinomar_reporter nas redes sociais. Galera competente, com quem já estamos ultrapassando a barreira dos 56 mil seguidores no Instagram, 50 mil no Facebook.
...
Nos últimos 30 dias, o perfil @sinomar_reporter teve 1 milhão e 663 mil visualizações, no Instagram.
...
Sinomar também é top voice regional na rede social corporativa Linkedin.
...
Com 11,5 milhões de pessoas, o Brasil é o segundo país nas Américas com mais casos de depressão, de acordo com a OMS. Só fica atrás dos Estados Unidos.
...
Prudentino que está em Cingapura ficou abismado ao descobrir que, lá, quando um feriado cai no fim de semana, é automaticamente transferido para o primeiro dia útil. Assim, não se perde nenhum o ano todo.
...
Escolas públicas já podem se inscrever para a Olimpíada Brasileira de Matemática.
...
Ponto final: Alguns livramentos são chamados de “Não deu certo!”.

Publicidade

Veja também