“Cartas para um amor rasgado, destemido e declarado - um guia para relacionamentos extraordinários” é o primeiro livro da psicóloga prudentina, Maria Rita Bernardes, especialista em Psicanálise e Psicoterapia. Formada há 30 anos, Maria Rita tem especialização em Clínica Contemporânea pela Universidade de Buenos Aires (Argentina), é arte terapeuta e atualmente está fazendo especialização em Filosofia.
Segundo Maria Rita, a ideia de escrever esse livro surgiu da dificuldade que os casais têm em buscar acompanhamento, ou dar seguimento na psicoterapia. “Nos primeiros sinais de melhora no relacionamento, geralmente abandonam o tratamento. Existe ainda muita resistência e preconceito”.
A partir daí, ela criou um método baseado no roteiro terapêutico que utiliza em sua clínica, focando em sete pilares, que costumam ser pontos críticos nos relacionamentos e base para construir vínculos saudáveis. O método foi adaptado para um jogo de cartas, em que o casal pode jogar em casa. “Consiste em 108 cartas com perguntas profundas que levam a um diálogo honesto sobre questões que ficam ocultas, tópicos que mesmo pessoas íntimas, desconhecem sobre o outro, e até sobre si, pois não param para pensar”, explica Maria Rita.
Maria Rita diz que a nossa comunicação é muito vaga, frágil e superficial, nos dias atuais e daí vem os conflitos e distanciamentos. A partir desse método, a psicóloga fez a fundamentação, explicando a importância desses pilares, e foi assim que surgiu o livro. É uma proposta de auto mútuo conhecimento, através de uma perspectiva individual, conjugal e social.
“A pós-modernidade, a era digital, tem influenciado muito os vínculos e a socialização. Os valores estão muito fluídos e as pessoas têm se perdido. As famílias, casais e o indivíduo têm padecido por conta das mudanças que ainda estão acontecendo”.
O livro, segundo Maria Rita, apesar ter um olhar psicanalítico, se direciona para público em geral, para todos que desejam aprimorar as relações, compreender com clareza seu papel nas relações, o lugar do outro, refletir sobre o equilíbrio entre preservação da individualidade mesmo quando uma fusão amorosa acontece. “É para quem deseja amar mais e melhor, entendendo que o amor é um sentimento, mas existem condições para que as relações sustentem o amor, caso contrário ele se esvai ou a relação adoece, e as pessoas também”.
No livro, as pessoas vão conferir, além dos pilares que sustentam relacionamentos extraordinários, exemplos clínicos, recortes da vida real, de forma didática e com um toque de poesia. “É um convite à introspecção e criação de novos padrões de vínculo, não apenas no laço conjugal, que é dado mais ênfase, mas todo tipo de relação - consigo mesmo, com a diversidade, com o planeta”.
O livro será lançado neste sábado, no Centro Cultural Matarazzo, das 19h às 21h. Será vendido pelo site da Rubi Editora, pelo Instagram @psi.mritabernardes (tem o direcionamento) e a partir da próxima semana pela Amazon.com.br.
Além de psicanalista, Maria Rita é ceramista, e no lançamento vai expor algumas peças que fazem alusão aos capítulos do livro.
Fotos: Cedidas
Livro traz uma proposta de autoconhecimento, através da perspectiva individual, conjugal e social
Algumas peças de cerâmica produzidas por Maria Rita que vão estar em exposição durante o lançamento