Psicanalista reúne em livro, textos publicados no jornal

Maria Angélica A. Bongiovani escreve para O Imparcial desde 2009; evento de lançamento da coletânea será no dia 23 de abril, no Centro Cultural Matarazzo

VARIEDADES - GABRIEL BUOSI

Data 06/02/2021
Horário 08:00
Foto: Cedida
Temas, conforme Maria Angélica, giram em torno do comportamento humano e suas vicissitudes
Temas, conforme Maria Angélica, giram em torno do comportamento humano e suas vicissitudes

Articulista de O Imparcial desde 2009, Maria Angélica Amoriello Bongiovani lançará no dia 23 de abril, no Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente, às 19h, um livro com a coletânea de suas principais crônicas, elaboradas ao longo dos anos, com ideias que surgiram a partir da “infinidade de pensamentos” da psicanalista. “O trabalho de seleção dos textos realmente foi bem difícil, já que foram escritos há mais de uma década”. O resultado poderá ser acompanhado pelos interessados com a compra do livro na data do lançamento. 
Maria Angélica lembra que escreve para este diário desde 2009, depois de ter sido impactada pela invasão da Bienal do Vazio, no fim de 2008, quando viu sua atenção ser chamada pelo tema, junto com certa inquietação e inspiração. “Então, escrevi a primeira crônica. Houve o insight, enviei para o jornal, objetivando apreciação do corpo editorial, e em seguida houve a publicação. Foi gratificante e de lá para cá, não parei e escrevo até hoje”.

"Invadida por pensamentos"

Professora formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) de São José do Rio Preto, psicóloga pela Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) e pós-graduada em Psicoterapia Psicanalítica em Marília e psicanalista membro associada pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, Maria Angélica ressalta que gosta muito de escrever, visto que é “invadida”, quase que todo o tempo, por infinidade de pensamentos. “Corro e marco em algum lugar, rabisco numa folha, escrevo no celular, gravo palavras significativas e quando consigo sentar ao computador, transformo a frase ou palavras armazenadas, em uma crônica ou artigo”. 

“COMO PSICANALISTA, PENSO QUE A ESPERANÇA, FOCO E FÉ SÃO FUNDAMENTAIS E CONSTITUINTES COMO GRANDES INGREDIENTES NO DIA A DIA DA VIDA DO SER HUMANO. VIVER NÃO É FÁCIL. É PRECISO ACREDITAR QUE, SE HOJE TUDO FOI TURBULENTO, AMANHA HAVERÁ MANSIDÃO”
Maria Angélica Amoriello Bongiovani

Os temas giram em torno do comportamento humano e suas vicissitudes: o ser humano e sua relação com frustrações e intolerâncias, angústia, sofrimento, transtornos e suas diversidades, bem como a prevenção primária em saúde mental, afeto, psicanálise da vida cotidiana, preconceito, racismo, gênero de sexualidade, liberdade de expressão e preservação do meio ambiente. “Como psicanalista, penso que a esperança, foco e fé são fundamentais e constituintes como grandes ingredientes no dia a dia da vida do ser humano. Viver não é fácil. É preciso acreditar que, se hoje tudo foi turbulento, amanha haverá mansidão”.
A também escritora ressalta que durante esses anos, recebeu muitos feedbacks dos leitores agradecendo explanações, acolhimento e informações com relação aos artigos. A maioria, segundo ela, sempre dizia por e-mail que o artigo havia sido escrito para cada um deles. “Acabavam identificando-se muito com o texto”.

Como surgiu a ideia do livro

Maria Angélica aponta que um dos principais incentivadores para o lançamento do livro foi o diretor de O Imparcial, Sinomar Calmona, que, junto com os amigos, deu forças para que ela entrasse de cabeça no novo projeto. “Cataloguei todas as crônicas desde a primeira e as coloquei em pastas quando de sua publicação no jornal. Tenho as publicações originais em pastas. Resolvi dividir por capítulos e todas serão publicadas e terão a data de sua publicação”. 
Os capítulos são: Psicanálise da vida cotidiana, adolescência, transtornos e prevenção primária; O planeta Terra, será sonho?; e Presidente Prudente também é minha cidade. A produção independente conta com a parceria do Centro Cultural Matarazzo, projeto Aldir Blanc 2020, e o apoio do jornal O Imparcial.


 


 

Publicidade

Veja também