Prudentinos poderão sugerir prioridades para planejamento orçamentário a partir de sábado

Prefeitura disponibilizará formulário online para que população faça indicações ao Plano Plurianual e à Lei de Diretrizes Orçamentárias

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 22/01/2025
Horário 16:37
Foto: Maurício Delfim Fotografia
Sugestões visam nortear elaboração de ações governamentais e orçamento municipal
Sugestões visam nortear elaboração de ações governamentais e orçamento municipal

A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Sefin (Secretaria Municipal de Finanças), disponibilizará a partir deste sábado uma ferramenta online para que a população possa colaborar com o PPA (Plano Plurianual) para o quadriênio 2026 a 2029 e com a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para 2026. A plataforma receberá respostas durante 30 dias.

No link a ser disponibilizado no site da Prefeitura (www.presidenteprudente.sp.gov.br), o munícipe poderá preencher o formulário e sugerir até cinco prioridades em demandas específicas, divididas em questões sociais, econômicas, infraestrutura e governança.

Conforme a Secretaria de Finanças, "esta é a oportunidade de contribuir para que o Planejamento Orçamentário Municipal seja elaborado de forma mais participativa e transparente". O PPA é o documento que contém o conjunto de ações governamentais a serem colocadas em prática, visando determinados objetivos a serem atingidos em um período de quatro anos. Por ser o documento de planejamento de médio prazo, dele se derivam a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentária Anual.

Já a LDO estabelece as metas e prioridades da administração pública para o exercício financeiro seguinte, orientando a elaboração e execução do orçamento municipal. Com base na LDO aprovada pelo Legislativo, o Executivo elabora a proposta orçamentária para o ano seguinte.

Publicidade

Veja também