A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Sefin (Secretaria Municipal de Finanças), disponibilizará a partir de segunda-feira uma ferramenta online para que a população possa encaminhar sugestões de prioridades a serem incluídas na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) referente ao exercício de 2025.
Durante 30 dias, será possível acessar um link na página oficial da Prefeitura para fazer a colaboração. Na página, o munícipe poderá preencher um formulário e indicar até cinco prioridades em demandas específicas, divididas em questões sociais, econômicas, de infraestrutura e de governança.
Conforme a Sefin, esta é uma oportunidade de contribuir para que o orçamento municipal seja elaborado de forma mais participativa e transparente.
O orçamento é o principal instrumento de planejamento das administrações públicas. Nele, estão contidas todas as receitas e despesas, que são estruturadas na forma de programa de governo. Já a LDO estabelece as metas e prioridades da administração pública para o exercício financeiro seguinte, orientando a elaboração e execução do orçamento. Com base na LDO aprovada pelo Legislativo, o Executivo elabora a proposta orçamentária para o ano seguinte.