Os velocistas Bruno Lins Tenório de Barros e Luís Gabriel Pereira Silva, que treinam na pista da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista) em Presidente Prudente, realizaram os últimos ajustes no treino de ontem, antes do embarque hoje para participação na 5ª edição do desafio internacional de atletismo “Desafio Contra o Tempo”, também chamado “Desafio Mano a Mano”. O evento será realizado nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro (RJ). Nele, quatro representantes brasileiros disputarão uma eliminatória na prova dos 100 metros rasos, sob uma pista montada em uma plataforma ao lado das raias do Jockey.
Um dos prudentinos presentes no Rio, Bruno Lins, especialista na prova dos 200 metros rasos, participa pelo desafio pela segunda vez, mas a primeira na prova dos 100 metros. Em 2013, Bruno participou da primeira edição brasileira do evento, quando a prova foi realizada em uma plataforma de 150 metros. “Para mim, o antigo formato era um pouco melhor, pois beneficiava tanto especialistas dos 100 quanto dos 200 metros”, analisa.
Nessa primeira participação, Bruno enfrentou o velocista jamaicano Usain Bolt na prova final, onde ficou com a terceira colocação. “A pista foi montada em cima de um palco. Foi algo diferente, por conta das pequenas ondulações apresentadas. Mas gostei, foi uma sensação e experiência bem diferentes”, relembra Bruno.
Recomeço e bom humor
Um bom resultado na segunda participação do desafio no Rio pode simbolizar a Bruno um recomeço ainda na temporada 2017. Este ano, por problemas relacionados a uma lesão no tendão, o atleta não obteve índice e ficou fora do Mundial da modalidade, disputado no último mês de agosto, em Londres, na Inglaterra. Mesmo não estando 100% fisicamente, Bruno realizou uma série de tentativas para obtenção do índice a Londres, por meio de participações em etapas nacionais, sul-americanas e europeias da modalidade. “Senti um pouco pelo fato de ficar fora, mas estou melhor. Mais tranquilo e preparado” afirma Bruno.
A prova da tranquilidade de Bruno é dada ao contar onde ele estará com a família após a participação no “mano a mano”. “Estarei em um lugar ruim, hein! Pense! Em Maceió [AL]! Tirando umas férias com a família”, compartilha o velocista, com o ar da felicidade de quem vai a busca do “merecido descanso”.
Após as férias, Bruno volta aos treinos em Prudente, visando a preparação ao calendário 2018 da modalidade.
Só feras
Além dos atletas que treinam em Prudente, a prova eliminatória com atletas brasileiros contará com os velocistas Paulo André e Derick de Souza Silva. Os primeiros avançam à final diante dos norte-americanos Isiah Young e Justin Gatlin. Justin é atual campeão mundial na prova dos 100 metros, em Londres, onde superou Bolt.
O evento também promoverá a prova feminina dos 100 metros e a prova paralímpica masculina. Antes, os atletas participam, hoje e amanhã, de um momento de interação com o público, juntamente com os atletas estrangeiros.
O evento é organizado por uma ação privada, mas respaldado pelo calendário internacional da modalidade.