A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), informa que, após a confirmação dos primeiros casos da variante ômicron na cidade, a VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) realizou a investigação individual dos registros e constatou que se trata de quatro moradores de Prudente, sendo que dois deles contraíram o vírus fora da cidade (importados) e outros dois foram infectados no próprio município (autóctones). Dentre os casos investigados, havia ainda duas pessoas que não residem em Prudente – um é de São Paulo e outro da Espanha.
De acordo com a coordenadora técnica de saúde, Vânia Maria Alves, todos os pacientes apresentaram sintomas leves e já estão fora do período de isolamento.
A administração municipal reforça que os protocolos de prevenção à Covid-19 permanecem os mesmos, independentemente da variante que esteja circulando: lavar sempre as mãos, fazer a higienização com álcool em gel, usar máscara e, se possível, evitar aglomerações.
As UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) são referência para atendimentos de urgência e emergência, mas ainda estão sobrecarregadas por pacientes com sintomas respiratórios leves e moderados, as quais devem ser direcionadas às unidades de apoio e testagem do Cohabão e UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Santana.