O paratleta prudentino Rogério Júnior Xavier de Oliveira viaja hoje para São Paulo, onde participará da 3ª etapa do Campeonato Brasileiro de Parabadminton de 2017. A etapa começa amanhã e vai até o dia 10. As partidas ocorrem no CPB (Centro Paralímpico Brasileiro) – Imigrantes. O nacional é organizado pela CBBd (Confederação Brasileira de Parabadminton).
No Centro Imigrantes, Rogério participa das disputas individuais da categoria masculina SL 4 (para atletas com comprometimento predominante dos membros inferiores). Além das disputas individuais, Rogério compete por duas categorias em duplas. O prudentino fará dupla com o atleta de Brasília (DF), Geraldo Oliveira, da categoria SU 5, nas disputas masculinas, e com Daniele Araújo, também de Brasília e categoria SL 4, nas disputas mistas.
A competição servirá para obtenção de pontos no ranking nacional que, diretamente, está ligado à convocação para a seleção brasileira da modalidade que representará o Brasil no mês de novembro, no Mundial da Coreia do Sul. No último mês de julho, Rogério garantiu a primeira colocação nas partidas individuais e a prata nas duplas, em parceria com um atleta de Campinas (SP), durante a 2ª etapa nacional em Teresina (PI).
Rogério é treinado por Mayara Bacarin, há cerca de três anos, na equipe prudentina do Sesi (Serviço Social da Indústria), por meio de uma iniciativa do PAF (Programa Atletas do Futuro), onde a modalidade em Prudente é apadrinhada pelo O Imparcial. “As participações de Rogério vêm mostrando a evolução dele nas competições, inclusive pelo fato de enfrentar atletas mais experientes, com muito mais tempo na modalidade. O que mostra o potencial dele e também da equipe”, avalia Mayara.
Sem descanso
Após encerrar a participação na etapa nacional, Rogério e Mayara permanecerão em São Paulo, onde participarão, a partir do próximo dia 13, de um torneio internacional da modalidade, também no Centro Imigrantes. No torneio, Rogério, além da participação no individual da categoria, voltará a formar dupla com Daniele, de Brasília, na categoria de duplas mistas.
De olho em Tóquio
As competições como os torneios internacionais de São Paulo têm servido como forma de melhorar a pontuação no ranking internacional. O ranking está ligado diretamente ao início do ciclo paralímpico, aberto em 2017. O ciclo definirá, entre outras diretrizes, os atletas classificados para os Jogos Paralímpicos de Tóquio, no Japão, em 2020.
Em agosto, Rogério foi terceiro colocado em um torneio internacional no Peru. Com o resultado, o prudentino saltou da 31ª para a 18ª posição do ranking.