Entre os dias 7 e 10, foi realizada em Sorocaba (SP), a final do TCB (Torneio CrossFit Brasil ). Participaram os atletas mais bem condicionados do Brasil, que obtiveram a classificação, após as sete seletivas ocorridas em várias cidades, em junho e julho. Igor Garcia, 17 anos, atleta do box C.T. Bongiovani, de Presidente Prudente, participou e venceu, na categoria teen, a final da competição.
O TCB visa encontrar os atletas com o melhor conjunto de capacidades físicas (força, potência, resistência muscular, agilidade, endurance, velocidade etc). Para isso, eles enfrentam provas bem variadas e difíceis.
Os atletas são divididos em categorias para homens e mulheres: teen (até 17 anos), elite (principal), máster (de 35, 40, 45 e 50 anos ou mais) e times mistos de quatro atletas. Em 2023, o total de inscritos nas sete seletivas foi de 2.618 nas diversas categorias e apenas 348 foram classificados para final em Sorocaba.
Igor Garcia é estudante do Multiplus School, atleta do box C.T. Bongiovani e faz parte do Time Alberto Neto, que tem atletas espalhados por todo o Brasil. Igor participou e venceu a seletiva em Jundiaí, realizada em julho. A classificação para final veio da pontuação geral de todas as seletivas e Igor conseguiu a maior pontuação entre os 60 teens inscritos.
Nos quatro dias da final, todos disputaram nove provas. Igor conseguiu cinco vitórias e ficou entre os cinco primeiros nas demais provas. Somou o total de 820 pontos, enquanto o segundo colocado somou 702 pontos. A família de Presidente Prudente e de Campinas estava na torcida, que teve reforço dos amigos, os professores William Carlos e Livia Diamante, do C.T. Diamante, o estudante da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) Jefferson Plasa e os médicos Gladio Oshiro e Ingrid Batista, amigos de treinamento de CrossFit.
Para essa participação, Igor teve o apoio do Multiplus School, Grupo CMB Contabilidade, engenheiro Gabriel Meireles, coach de metalidade Daniel Mozer, C.T. Bongiovani, C.F. 12por8, C.T. Diamante e CrossFit Arena Rocket.
Igor já havia vencido sua seletiva em Botucatu, em 2022, classificou-se para final realizada em São Paulo, em julho do mesmo ano, e ficou em segundo lugar. Desde então vinha treinando com muito empenho para subir no lugar mais alto do pódio neste ano.